quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Publicado edital para ampliação do Aeroporto de Cabo Frio



Luciano Moreira

A secretaria estadual de Transportes publicou nesta quinta-feira (20) o edital de concorrência púbica para as obras de construção de duas pistas destinadas a helicópteros, para a ampliação do pátio de aeronaves, sinalização horizontal e painéis de sinalização luminosa do Aeroporto Internacional de Cabo Frio.

Os recursos, no valor de 8,9 milhões de reais serão repassados pelo governo federal, por meio do Programa Federal de Auxílio aos Aeroportos.

Terminal é utilizado como apoio à Bacia de Campos ( Luciano Moreira)
A previsão para a conclusão das obras é de oito meses e proporcionarão o aumento da capacidade de passageiros de 600 para 1.200 pessoas por dia.  O aumento se faz necessário pelo fato do aeroporto ser a principal base de apoio às operações das petrolíferas que atuam na Bacia de Campos e que devem crescer exponencialmente com a exploração do pré-sal.

No ano passado, 230 mil passageiros passaram pelo aeroporto, que está sendo preparado para receber voos extras durante a Copa do Mundo e as Olimpíadas.  O Grupo Libra, que administra o aeroporto já anunciou investimentos da ordem de 100 milhões de reais – além dos recursos liberados pelo governo federal – para a construção de um novo terminal de helicópteros que, inclusive, já detém todas as licenças ambientais necessárias, emitidas pelo Inea.

Esforço conjunto

A prefeitura de Cabo Frio também vem se preparando para um fluxo maior de passageiros a partir do Aeroporto Internacional e pavimentou uma nova via de acesso, ao custo de 1,3 milhão de reais, que diminuiu o trajeto, que antes tinha que passar pelo município de Arraial
Alair realizou obra do novo acesso

do Cabo.  Para que a via fique completamente pronta, ainda falta uma pequena parte, logo na entrada do aeroporto, que é de competência do Departamento de Estradas e Rodagem (DER).

Para o prefeito de Cabo Frio, Alair Corrêa (PP), as obras já provocam reflexos na economia do município, com a construção de novos hotéis e maior arrecadação de impostos.

O Aeroporto Internacional de Cabo Frio foi construído na gestão de Alair Corrêa, em 1997, quando o secretário estadual de Transportes era Augusto Ariston, que fez gestões junto aos governos estadual e federal para viabilizar a obra.

Fonte: O Globo


Pátio para helicópteros será ampliado (Foto: Luciano Moreira)

Pista é uma das maiores entre terminais de carga


Nenhum comentário:

Postar um comentário