quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Placas indicarão áreas proibidas para estacionamento na Costa do Sol em Cabo Frio.

Falta de bom senso dos motoristas obriga medida radical


A repressão ao estacionamento de carros em áreas de preservação permanente do Parque Estadual da Costa do Sol, na Região dos Lagos, será intensificada neste fim de semana. A prefeitura de Cabo Frio, em parceria com o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e a Polícia Militar, começou a instalar placas anunciando a proibição de estacionamento em áreas de restinga protegidas pelo parque, que é a única unidade de conservação segmentada no Estado do Rio.

Paulo Maia: "a degradação ambiental é terrível"
As placas já foram instaladas na Ilha do Japonês, onde estacionamentos irregulares destruíram cerca de cem mil metros quadrados de vegetação de restinga em regeneração. Foi preciso requisitar força policial para que os carros, muitos levados por flanelinhas, continuassem a estacionar na área proibida.

— Estas áreas precisam de proteção porque a vegetação serve de refúgio para dezenas de animais endêmicos (que só ocorrem ali). Já vi vários carros estacionados sobre ninhos de corujas buraqueiras. O leigo não vê problemas nestes estacionamentos, mas a degradação ambiental é terrível e as consequências são sentidas mesmo depois da alta temporada de verão. Os turistas vão embora, mas os problemas causados por eles ficam —disse o presidente da ONG Aves & Cia, Paulo Maia.

Jailton: placas de advertência
As placas também serão instaladas nas Praias das Conchas, do Peró e no Pontal do Peró. Frequentadora das praias, Valéria Oliveira também pediu a proibição do barulho que sai de caixas de som instaladas nas malas de carros:

— Também é preciso proibir o som nos carros que atormentam a cidade com aqueles funks proibidos — apelou.

Subsecretário municipal de Meio Ambiente, Jailton Dias Nogueira informou que a secretaria municipal de Posturas também está confeccionando placas para proibir o som alto nos carros, que é proibido por lei municipal.

Ambientalistas e frequentadores do parque continuam aguardando a instalação da base operacional do Inea na Praia das Conchas, prometida para dezembro do ano passado. O Inea informou que os contêineres já foram comprados e que a base será instalada antes do Carnaval. No local vai funcionar o centro de operações integrado para ações de fiscalização nas praias, costões rochosos e ilhas do parque.

Nenhum comentário:

Postar um comentário