quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Cabo Frio receberá programa da prevenção de doenças respiratórias em crianças


O Estado do Rio de Janeiro é um dos pioneiros no país na distribuição do medicamento palivizumabe para bebês com infecção respiratória, e Cabo Frio novamente será um dos centros de distribuição. O remédio diminui a incidência de infecções causadas pelo Vírus Sincicial Respiratório (VSR). O anticorpo começou a ser distribuído na rede estadual em 2009, por meio da criação do Programa Estadual de Profilaxia contra o VSR e o investimento nesta área tem dado resultados: em 2009, 267 bebês tomaram o medicamento, já em 2013 o número de atendidos foi de 1.376, um aumento de mais de 400%, com recurso de mais de R$ 60 milhões no período. O público alvo do são crianças prematuras de até 2 anos, com doença pulmonar crônica devido a prematuridade e cardiopatas.

O período de circulação do VSR ocorre no inverno e no início da primavera. Assim, no Estado do Rio, o palivizumabe é aplicado em doses mensais no período de abril a agosto. A aplicação é realizada em 12 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), sendo cinco distribuídas na capital e sete em Duque de Caxias, Nova Iguaçu, São Gonçalo, Resende, Petrópolis, Cabo Frio e Campos dos Goytacazes.

Conheça o VSR

As infecções respiratórias causadas pelo VSR são mais frequentes e graves nos primeiros meses de vida da criança, sendo uma das causas mais importantes de mortalidade infantil em todo o mundo. No entanto, o risco de desenvolvimento de doença grave pelo vírus é mais alto em prematuros, com doença pulmonar crônica de prematuridade e cardiopatas. O VSR pode ser responsável por até 75% das bronquiolites e 40% das pneumonias. Cerca de 40 a 60% das crianças são infectadas pelo vírus no primeiro ano de vida, e mais de 95% já foram infectadas aos 2 anos de idade. Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) indicam o VSR como causador de 60 milhões de infecções e 160 mil óbitos anuais no mundo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário