terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Governador Sérgio Cabral inaugura UPA de São Pedro nesta quarta-feira



O Prefeito Cláudio Chumbinho, o Governador Sérgio Cabral e o Vice-governador Luiz Fernando Pezão inauguram, nesta quarta-feira (11), às 19h, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) de São Pedro da Aldeia. A cerimônia acontecerá na sede da unidade, na Rodovia Amaral Peixoto, Km 107, no bairro Balneário das Conchas, com a presença de autoridades estaduais, municipais e vereadores. O funcionamento da UPA 24h começará logo após a cerimônia. Na ocasião, o Governador vai entregar uma ambulância híbrida e inaugurar oficialmente a Usina de Asfalto. 


De acordo com o Prefeito Cláudio Chumbinho, a entrega da UPA aos aldeenses será um ganho significativo para a saúde pública do município. 



"Estamos muito felizes em receber do Governo do Estado a confirmação da inauguração da UPA para esta quarta-feira. Vamos entregar a Unidade totalmente estruturada para atender a população. A entrega de materiais, mobiliários, insumos, aparelhos e equipamentos já começou a ser feita. O Instituto dos Lagos Rio é o responsável pela operacionalização da gestão de serviços de saúde da UPA. Já a montagem de todos os equipamentos será feita pelo Governo do Estado", informou.



Completamente reformada, a UPA aldeense recebeu uma via de acesso e obras de drenagem e pavimentação – uma solicitação do Prefeito Cláudio Chumbinho atendida pelo Governo do Estado e o Departamento de Estradas de Rodagem (DER). As obras de reforma geral da unidade foram possíveis graças à parceria firmada entre a Prefeitura e o Governo do Estado. As intervenções compreenderam a renovação e sinalização de todo o piso, paredes, forros, teto, pintura geral, troca de portas, reposição de rodapés, reparos na estrutura metálica, instalação de bancadas, pias, sanitários, serviços de acabamento em geral, ligações elétricas e hidráulicas, entre outras melhorias. 


Com uma área construída de 1.372m², a unidade aldeense terá capacidade de atendimento de cerca de 300 pessoas por dia. A unidade vai prestar serviços de urgência e emergência, que integrados às Unidades Básicas de Saúde do município e à urgência hospitalar, vão reforçar o atendimento da saúde pública em São Pedro da Aldeia. 


Na unidade, a população receberá atendimento médico em pediatria e clínica geral, além de serviços de enfermagem e acesso a exames, como Raio-x e Eletrocardiograma. Todos os cinco consultórios e as salas serão informatizados e 10 câmeras de vigilância já foram instaladas. 

A unidade conta com sala vermelha, ambiente para medicação e nebulização, vestiários, sanitários, observação individual, adulto e pediátrica, sala de nutrição, isolamento, serviço social, farmácia, laboratório, almoxarifado, salas de ECG e Raio-x, posto policial e de enfermagem, parte administrativa e outras. Entre os casos de urgência e emergência que serão atendidos no local estão crises de pressão arterial alta, diabetes descompensada, quedas, queimaduras e fraturas não expostas. 



A cerimônia de inauguração deverá contar ainda com a presença do Secretário de Estado de Saúde, Sérgio Côrtes, do Secretário de Estado de Defesa Civil, Cel. Sérgio Simões, do vice-prefeito Iédio Rosa, do presidente da Câmara, Guga de Mica, do deputado estadual e presidente da Alerj, Paulo Melo, além dos deputados estaduais Jânio Mendes e André Corrêa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário