sábado, 7 de dezembro de 2013

Balanço Esportivo entrevista Alexandre Barroso, técnico da Cabofriense


O treinador Alexandre Barroso se apresentou essa semana para assumir comando da Cabofriense para o Estadual do ano que vem. Com um trabalho baseado em uma relação "de olho no olho", o treinador confia que o Tricolor Praiano poderá supreender na competição.

 “Estou muito feliz de estar aqui e muito motivado. A Cabofriense tem um projeto grande e venho para fazer parte disto. Tenho meus projetos pessoais e acredito muito nessa parceria que estamos formando. Pessoas diferentes com os mesmos objetivos conseguem caminhar juntas", afirmou.

Aos 50 anos, Alexandre Barroso dirigiu em 2013 a equipe do Villa Nova, terceira colocada no Campeonato Mineiro. Com 25 anos atuando no futebol, Barroso já foi técnico da base do Cruzeiro, Atlético, dos profissionais do Juventude, do Betim e em 2005 teve passagem pela Arabia Saudita conquistando dois títulos no Oriente Médio.

O treinador concedeu uma entrevista, divulgada em vídeo pela assessoria de imprensa da Cabofriense, respondendo às perguntas elaboradas pelo repórter Anderson Lopes e enviadas para a assessoria:

Balanço Esportivo – Quais são as expectativas para o trabalho na Cabofriense?
Alexandre Barroso - As melhores possíveis. A gente tá com um grupo qualificado, são jogadores experientes, que vão trazer muito valor para o clube. A expectativa é a de fazer um bom trabalho aqui na Cabofriense

Balanço Esportivo – O Estadual do Rio de 2014 terá uma mudança em sua fórmula em relação aos últimos anos. Como você avalia que será a competição? O que pode fazer a diferença?
Alexandre Barroso - É um ano atípico. Vai acontecer uma mudança no formato que vai premiar a equipe que conseguir manter o melhor padrão possível. Vai ser um campeonato duro, já que teremos pouco espaço entre um jogo e outro pra recuperar os atletas. Quem fizer uma boa pré-temporada e contratar bem vai ter subsídios para fazer um bom campeonato.

Balanço Esportivo – Qual a análise inicial que o senhor faz do elenco da Cabofriense?
Alexandre Barroso - Primeiro vem a fase de avaliação e testes dos jogadores, mas já tentando montar e ajustar o esquema de jogo que se quer implantar, e no dia a dia a gente tenta ir trocando as peças que você consegue detectar até achar o time ideal. Ainda há jogadores a serem contratados. A gente tem um orçamento que não pode ser ultrapassado, mas mesmo dentro desse orçamento, com a chegada de mais quatro ou cinco jogadores, vamos ter um time bem montado, competitivo.

Balanço Esportivo – De que maneira vai jogar a Cabofriense do Alexandre Barroso?
Alexandre Barroso - Em primeiro lugar eu tenho que conhecer os jogadores e suas características. Mas não posso abrir mão nas minhas equipes de duas coisas que eu acho fundamentais: a manutenção e a posse de bola, que é um fundamento imprescindível pra se jogar hoje em dia; e a questão do jogador que sabe jogar sem a bola, ocupando os espaços, jogando com intensidade. Independente do esquema tático, tem que ser uma equipe que seja harmoniosa, jogue de forma compacta e que aproveite bem as transições defesa-ataque e ataque-defesa, valorizando a posse da bola.

Balanço Esportivo – O senhor participou da montagem do atual elenco?
Alexandre Barroso - Evidentemente que quando cheguei, já havia jogadores que foram mantidos da campanha do acesso. Mas alguns a gente trouxe por indicação e todos os nomes a gente discutiu com a gerência. Todo bom trabalho começa com a montagem, a escolha do elenco. Aqui não foi diferente.

Balanço Esportivo – E como surpreender os grandes no Carioca?
Alexandre Barroso - Tudo é questão de resultado de trabalho. Creio que se a gente imprimir um bom ritmo nos treinamentos, com os jogadores conseguindo elevar seus limites cada vez mais, a equipe vai conseguir se qualificar e produzir com qualidade, com todos desempenhando sempre de maneira melhor suas funções táticas. Aí já é um grande passo. E sempre tem a motivação de jogar contra os grandes clubes do país. Os jogadores precisam acreditar que a chave do sucesso do trabalho está na mão deles.

Balanço Esportivo – Na primeira conversa com o grupo o senhor falou em "excelência"...
Alexandre Barroso - Isso. Trabalhar aquém do que você pode é menosprezar quem você é. O que eu faço é propor um treinamento de excelência. O resultado final depende exclusivamente dos jogadores, deles comprarem essa ideia e se entregarem nessa preparação. Aí, a gente consegue um diferencial pra tentar equilibrar uma competição como essa, onde há equipes mais qualificadas tecnicamente.

Balanço Esportivo – Para finalizar, um recado para a torcida da Cabofriense. O que esperar de 2014?

Alexandre Barroso - Quero que a torcida saiba que pra mim é um grande prazer colocar no meu currículo essa passagem pela Cabofriense. O clube tem uma história já conquistada no futebol carioca e dirigir essa equipe é um orgulho muito grande. O torcedor pode acreditar que todo mundo aqui está comprometido com o trabalho. Teremos uma equipe aguerrida, voluntariosa, que se doa pelo resultado, e isso faz com que a gente tenha a certeza de que o torcedor estará do nosso lado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário