quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Búzios fica ilhada por causa da chuva e prefeito decreta situação de emergência

Circulação dentro da cidade está comprometida por causa dos diversos pontos de alagamento


Famílias desalojadas na Baía Formosa/ Internauta
Vitrine quase estourando por causa da água/ 
Victor Viana - Curinga de Búzios
O município de Armação dos Búzios amanheceu em situação caótica, nesta quarta-feira (18). O temporal que atingiu a cidade deixou várias casas, ruas e estradas alagadas. O trânsito está muito complicado dentro e fora da cidade. Mais de 20 ônibus da Auto Viação Salineira, que transportam diariamente milhares de trabalhadores, ficaram parados na Estrada do Guriri, na altura da Baía Formosa, entre Cabo Frio e Búzios, pela manhã. A Defesa Civil da cidade contabilizou mais de 15 famílias desabrigadas e dois desabamentos. O prefeito André Granado decretou Situação de Emergência. 


Em nota divulgada pela Comunicação da Prefeitura, o prefeito solicita que as pessoas evitem circular pela cidade e que busquem locais seguros, caso a residência esteja em área de risco. "Desde a madrugada, todas as Secretarias têm trabalhado para dar apoio as vítimas e dirimir todos os transtornos causados. A situação já foi normalizada em várias localidades.

Desabrigados estão sendo acompanhados pela Defesa Civil e Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda", descreve a nota.

Nem ambulância escapou/ Bandnews
A Secretaria de Turismo (Pórtico de Búzios) está recebendo doações para ajudar as pessoas desalojadas e desabrigadas por causa da chuva.  Preferência: colchonetes, cobertores, roupas para crianças, água mineral, material de higiene e limpeza e alimentos não perecíveis.
Mais informações pelo telefone: 2633-6200 (Secretaria de Turismo), 2623-7115 (Defesa Civil).


O caos começou cedo
A chuva começou na madrugada e, por volta das 2 horas, várias casas já estavam totalmente alagadas. O prefeito André Granado acompanhou o trabalho das retroescavadeiras que abriram valas nas ruas para o escoamento da água. Somente após às 9h30m desta manhã foi que a água escoou, um pouco, e alguns ônibus conseguiram passar pela Estrada do Guriri, um dos principais acesso a Búzios. Na Baía Formosa, mais de dez famílias ficaram desalojadas porque as casas estão alagadas. Mas, de acordo com o prefeito, todos preferiram ficar hospedados em casas de parentes.


Bombeiros não conseguiram sair/ Victor Viana
"Toda a equipe da prefeitura está nas ruas ajudando os mais necessitados. Nossa geografia não favorece a cidade em momentos como este. Além disso temos problemas com construções irregulares e com a rede de drenagem do município. Desassoreamos vários bueiros, mas isso não foi suficiente para evitar essa catástrofe", disse o prefeito André Granado.

Tragédia anunciada

Ruas de Búzios estão totalmente alagadas
Em entrevista ao jornal Folha de Búzios, o vice-prefeito e secretário de Meio Ambiente e Pesca de Búzios, Carlos Muniz, chegou a antecipar os problemas que a cidade teria em alguns pontos. Segundo ele, já foi feito um levantamento em que foi apontadas áreas como na Rasa, Boa Vista e vários outras, onde começaram a acontecer vários problemas com alagamentos. "É preciso fazer todo um trabalho de drenagem na cidade, construindo redes de captação de águas pluviais e de esgoto. Já temos o projeto, agora falta o orçamento", disse Carlos Muniz.



Igreja Metodista de Búzios ficou ilhada/ Victor Viana
Pela manhã, a Auto Viação Salineira recebeu vários pedidos de passageiros que estavam nos ônibus parados na Estrada do Guriri, sem conseguir entrar em Búzios, para que os mesmos retornassem para Cabo Frio. A empresa chegou a disponibilizar um veículo para fazer esse transporte gratuitamente. Os ônibus que conseguiram entrar em Búzios, chegaram até o bairro de Manguinhos, de onde acabavam voltando por não ter condições que cruzar a cidade.

Situação crítica em José Gonçalves/ Facebook
Todos os bairros de Búzios tiveram problemas. Algumas residências em Tucuns, Cem Braças e Manguinhos, ficaram com mais de um metro de água dentro de casa. Em Geribá, o muro de um condomínio caiu e uma casa está em situação de risco. Na Rasa, a situação também é complicada e moradores chegaram a sair nas ruas para protestar.

Bairro Pórtico de Búzios/ Facebook
Chuva como a desta madrugada nunca se viu em Búzios. Mas os moradores da cidade já tinham passado por situações de alagamento na semana passada. Várias áreas da cidade ficaram cheias d'água, como o caso da foto ao lado, divulgada nas redes sociais, para ilustrar a situação do bairro Pórtico de Búzios.

Outro bairro que está em situação caótica é o Flexeira, que fica na divisa com Búzios, mas pertence à Cabo Frio. Os moradores de lá também estão ilhados. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário