sábado, 16 de novembro de 2013

Linda e musculosa: conheça Camila Antunes a "Bikini Fitness" que representa Cabo Frio


Camila Antunes é "bikini fitness"


Por Anderson Mangueira Lopes/ fotos arquivo pessoal

Camila Antunes é cabofriense e, aos 26 anos, leva uma rotina de treinamentos rígida demais para a maioria das pessoas. Camila é competidora de "bikini fitness", categoria inserida nas competições promovidas pela Confederação Brasileira de Musculação, Fisiculturismo e Fitness (IFBB Brasil) com a finalidade de atender aquelas atletas que desejam manter um corpo com treinamento e dieta saudável.

Nesta categoria a definição muscular não é permitida, mas, é essencial que a atleta apresente um tônus muscular e uma ótima aparência física geral. É importante a apresentação de um corpo simétrico e a beleza facial e dos cabelos são levados em consideração.
Feminilidade, graça e definição muscular

A vestimenta para a categoria é o biquíni de duas peças, onde a cor e o modelo podem ser escolhidos pela atleta e, desde que, seja de "bom gosto". Não é permitido o uso de cristais e brilhos. A parte inferior do biquíni deve possui o formato "V", não sendo permitido o uso dos modelos "fio-dental". O salto alto, sendo a cor e o modelo de escolha da atleta, devem ser utilizados, estando proibido o uso de saltos plataformas. É permitido o uso de jóias, estando as mesmas de "bom gosto".

Camila obteve, neste mês de novembro, dois excelentes resultados em competições de fitness. Competidora da categoria acima de 1,63m, ela foi a campeã do Mr. Cabo Frio, realizado no início do mês; e ficou entre as seis finalistas no Expo Nutrition 2013, que aconteceu no Expo Center Norte, em São Paulo, na semana passada.

Sem competições no restante do ano, Camila Antunes já faz planos para 2014. Em foco, a participação no Arnold Classic Brasil, em abril; e no Arnold Classic Europe, que acontece em Madri (Espanha), em outubro.

Camila revela que em época de competição chega a perder 14 quilos para obedecer aos critérios previstos. "Tenho 1,65m de altura, e normalmente em competição peso 50 quilos, com percentual de gordura de 1,5%. Quem compete nesta categoria sofre com a dieta", conta.



Para chegar ao pódio muito dedicação
As pessoas têm muita curiosidade em saber como funciona o treinamento de vocês que competem nesses torneios de bodybuilding, fisiculturismo e  afins. Não o treinamento de força, né... tem a alimentação também. Enfim, como funciona?
Camila Antunes – A gente baseia tudo em dieta e treinamento.  A categoria "bikini fitness" normalmente é dividida por altura, mas em algumas competições eles colocam como categoria única. É uma categoria internacional,  uma categoria mais feminina. A competidora não pode ser .muito grande.  Tem que ser magrinha, seca, com tônus muscular aparecendo. Não pode ter aquele corpo "rasgado", como se diz na gíria: são só algumas marcações no abdome e pernas, além do ombro bem largo.

E como você começou a competir?
Camila – Pratico esporte e musculação desde meus 14 anos. Estou no fisiculturismo há apenas dois anos.  E desde que comecei, já foram várias finais: um título, sete vice-campeonatos, medalha da seletiva internacional do Arnold Classic Brasil... Eu treino na Nanuque Academia, todos os dias, mesmo fora de competição. Se eu puder e se a academia abrir aos domingos, eu também treino, com o maior prazer... (risos)

Representando Cabo Frio

Treinar, então, te faz bem...
Treinar me faz muito bem! Não faço pela estética; faço porque é bom para saúde e porque praticar esporte é saudável.  Apesar de muito concentrada nos treinos, me divirto treinando. E posso dizer que me faz muito mais que bem. Escolhi para ser o meu estilo de vida.

Algumas pessoas ainda tem a ideia equivocada de que mulher que pratica treinamento de força fica "com corpo de homem" (o que não é verdade, claro, basta ver as fotos de competição de bikini fitness). Como você lida com isso fora dos seus ambientes de treino e trabalho? Você nota que te olham diferente?
Camila Antunes – É, né... pra você ver. Antigamente era assim mesmo. Pessoas que nao entendiam muito sobre a musculação tinham essa discriminação.   Hoje todos querem estar no meio da musculação.  No caso da nossa categoria, as competidoras são magras, bem sequinhas, mas definidas. As pessoas te olham diferente. Tem gente que elogia, tem gente que não curte, fala que estou "magra e musculosa" (risos). Mas enfim: pra ser atleta de competição é bem sacrificante. É pra quem ama o esporte mesmo. Eu defino que é para mulheres que querem estar a cada dia mais bonitas e de bem com elas mesmas. Independente de onde estivermos, vamos sempre ser olhadas de um jeito diferente.

 
E o assédio?
Aumenta o assédio o fato de você ter um corpo definido? Como você lida com isso?
Camila Antunes – Eu tenho um companheiro, o Raffa, que pratica o mesmo esporte que eu. Ele também compete e isso ajuda muito. Não só na alimentação, mas também no dia a dia. Aumenta a cumplicidade, um ajuda o outro em tudo, fica mais fácil compreender tudo. E quanto ao assédio, não só no meio do esporte, ele aumenta sempre. Como em toda a parte, algumas pessoas te elogiam com respeito e outras não. Mas lido bem com isso.

Outra curiosidade: mesmo fora de competição você mantém a disciplina na alimentação? Não tem um dia que você queira chutar o balde e comer, sei lá, um chocolate (risos)?
Antes da apresentação
Camila Antunes – Então... quando passamos muito tempo em dieta para competição focamos só naquele objetivo.  Temos que nos manter fortes, gostar e ter disciplina.  Quando não temos mas competições, entramos no período que chamamos de "off". Daí podemos comer um pouco melhor sem restrições. Sendo que tem o "off sujo" e o "off limpo"... Como eu tive duas competições fortes em pouco espaço de tempo, meu treinador me liberou.

E o que você mais  gosta de comer quando tá no "off sujo"?

Camila Antunes – Gosto de comer arroz branco, feijão, carne vermelha, pão francês, e sorvete, que eu amo... enfim, comida normal... De vez em quando é bom... (risos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário