quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Via de acesso à UPA São Pedro da Aldeia começa a ser construída




Dando continuidade às obras de reforma geral da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em São Pedro da Aldeia, teve início o levantamento topográfico da área em frente ao prédio, que em breve será transformada em uma via de acesso à UPA. As intervenções para a construção do trecho, paralelo à Rodovia Amaral Peixoto, Km 107, já começaram. A obra é uma parceria entre o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e o Governo do Estado em atenção à solicitação do Prefeito Cláudio Chumbinho.

Para a obra, o abrigo de ponto de ônibus, que ficava localizado em frente ao prédio, foi demolido e será transferido para um local próximo. No momento, acontece a medição do terreno, troca de solo e regularização do sub-leito, etapas que antecedem o processo de pavimentação da via. Cerca de 10 funcionários da empresa contratada pelo DER estão trabalhando no local, com auxílio de maquinários e caminhões. Uma retroescavadeira e um caminhão da Prefeitura também auxiliaram na limpeza da área. 

Além das intervenções na parte externa, todo o interior do prédio continua passando por reparos, a fim de melhorar a estrutura física. Novos materiais, peças e equipamentos de construção chegaram à unidade, que está passando por instalação de aparelhos de ar condicionado, troca de pisos, portas e forros, reposição de rodapés, instalação de bancadas de pias e serviços de acabamento em geral. 

Cerca de 20 aparelhos de ar condicionado tipo split já foram colocados nas paredes, aguardando por ligação definitiva. Outros 30 também deverão ser instalados nos próximos dias. Guarda-corpos na cor azul foram instalados em todas as três rampas de acesso à unidade, que já receberam pisos de porcelanato e granito. Toda a estrutura metálica recebeu reparos e pintura. O prédio já passou por limpeza e pintura gerais, ligações hidráulicas, elétricas e instalações sanitárias. Estão previstas ainda a sinalização dos pisos e a chegada de novos aparelhos de odontologia e raio-X. 

Os serviços estão sendo realizados por uma equipe composta por mais de 15 homens, entre montadores, pedreiros, pintores, serralheiros, eletricistas e auxiliares, que estão trabalhando, inclusive, aos finais de semana. Para garantir a segurança no local, o prédio está recebendo vigilância do patrimônio, através da Guarda Municipal.

Com uma área construída de 1.372m², a unidade aldeense terá capacidade de atendimento de cerca de 300 pessoas por dia. A unidade vai prestar serviços de urgência e emergência, que integrados às Unidades Básicas de Saúde do município e à urgência hospitalar, vão reforçar o atendimento da saúde pública em São Pedro da Aldeia. O espaço será composto por cinco consultórios, sala de odontologia, observação pediátrica, eletrocardiograma, raios-X, laboratório, farmácia, sala de gesso, sutura, posto de enfermagem, atendimento de emergência, duas salas de isolamento, parte administrativa, entre outras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário