quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Sentinelas Ambientais flagram caminhão despejando aterro na orla da Laguna de Araruama





Texto e Foto: Clóvis Eduardo

Durante operação de recolhimento das garrafas PETs na beira da Laguna na última quarta-feira (02/10), as Sentinelas Ambientais de São Pedro da Aldeia flagraram, próximo a Sal Cisne, dois caminhões jogando aterro em um "marnel" de salinas (como são chamados os enormes espaços de terra formados artificialmente para preparação da água salgada que é usada na produção do sal na Laguna Araruama).

O despejo é feito em uma antiga pista de pouso existente em um dos “marnéis” nas proximidades da fábrica. As Sentinelas relatam que caminhões diariamente despejam no local. O aterro despejado é chamado pelos pescadores de “gesso”, que seria uma mistura de lama com resíduo formado após a extração do sal nas salinas. Ao se aproximarem da área aterrada, os pescadores foram surpreendidos com a presença de centenas de sacos de sal em embalagens com símbolo da Sal Cisne entre os montes despejados.

Segundo Paulo Cesar, conhecido como “Zeredo” (pescador artesanal do município de São Pedro da Aldeia), esta ação de aterramento já ocorre há meses sem aviso de licenciamento. “Acredito que isso ocorra de seis a oite meses. Será que vão construir um condomínio em volta da Lagoa de novo? Não temos certeza porque eles não falaram nada com os pescadores. Não vimos nenhuma placa de licenciamento aqui nesses meses. Será que a Sal Cisne está jogando o próprio lixo dela aqui?” Questionou Paulo que também é integrante do projeto Sentinelas Ambientais da Laguna Araruama. O programa Sentinelas Ambientais da Laguna é um projeto iniciado o dia 09 de setembro e que faz a mobilização de 120 pescadores dos municípios do entorno da Laguna Araruama. Cada um desses pescadores recebe uma bolsa de 500 reais para realizar ações de fiscalização e preservação do meio ambiente durante o período do defeso.


Fonte: O Globo/Rio

Nenhum comentário:

Postar um comentário