quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Reposição das aulas na rede estadual de ensino será nos fins de semana

Calendário de reposição está em análise/ SecomRJ
Já é certo que os alunos das escolas estaduais terão aulas aos sábado, após o fim da greve dos professores. Agora, a Secretaria de Estado de Educação está analisando e compondo o 
calendário de reposição e nem os domingos foram descartados. Ou seja, até os meses em que os estudantes ficaram sem aula sejam totalmente repostos, muita gente não terá folga nos fins de semana que vêm por ai.

A decisão, segundo o governo, independe do resultado da assembleia da categoria, marcada para esta quinta-feira (24), às 14h, no Club Municipal, na Tijuca, no Rio. Além do sábado e domingo, durante a semana, também haverá tempos extras de estudo. Na reunião desta quinta-feira, será exposto o acordo firmado na terça-feira (22/10) com o ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), com o Sindicato Estadual dos Profissionais de Ensino (Sepe) e com representantes da Secretaria estadual de Educação.

Para repor as aulas perdidas, a Secretaria de Educação elaborou uma estratégia com diferentes ações: contratação de professores que não estão em greve para horas extras e de profissionais temporários, oferta de material de reforço, orientações pedagógicas com planos de estudos, oficinas, teleaulas, simulados, recursos digitais e aulas multidisciplinares, entre outras atividades improvisadas.

O calendário de reposição de aulas será aplicado após o fim da greve da categoria. Caso a paralisação seja mantida, a secretaria informou que poderá aplicar desconto dos dias parados e abrir processo disciplinar administrativo contra os grevistas. O acordo, caso a greve termine nesta quinta-feira, prevê o abono de faltas com reposição de aulas; que o Sepe não terá que pagar as multas impostas pelo estado; que o estado fará um censo para identificar o nível de formação dos servidores do quadro administrativo da Secretaria de Educação; que a secretaria realizará um congresso de educação estadual até junho de 2014; que as duas partes formarão grupos de trabalho para discutir reivindicações da categoria; e que a Secretaria de Educação arquivará qualquer punição contra professores.

Fonte: O Globo


Nenhum comentário:

Postar um comentário