sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Fazenda Tosana doa sede para Parque do Mico Leão Dourado




A Fazenda Tosana doou o imóvel que será a sede para o Parque do Mico Leão Dourado e permitiu que a prefeitura de Cabo Frio pudesse retomar o projeto de criação da unidade de conservação ambiental. A iniciativa é do empresário Osaná Almeida, que atua na região desde a década de 60 e acompanha o desenvolvimento da localidade. Com a sede próxima à unidade – uma das exigências para a criação do parque – o prefeito de Cabo Frio, Alair Corrêa, pôde assinar um decreto que restabelece, em definitivo, o Parque Natural Municipal do Mico-Leão-Dourado, extinto há três anos.

- Fico muito feliz em poder contribuir para a conservação das riquezas da fauna e da flora da região de Tamoios. O prefeito Alair Corrêa está de parabéns pela iniciativa, pois o parque poderá contribuir ainda mais para o desenvolvimento de Tamoios, através do ecoturismo e ainda ser referência para pesquisadores que queiram estudar a Mata Atlântica – comentou o empresário.

Na última semana, a secretária de Meio Ambiente de Cabo Frio, Vanessa Lima, visitou a sede, que em breve passará por reformas para atender necessidades de uma sede administrativa.
- A sede próxima ao parque será uma referência do Poder Público na localidade e vai contribuir para que as ações necessárias para a manutenção da unidade cheguem mais rápido. Será também uma referência do Meio Ambiente no distrito de Tamoios – acredita a secretária.

Segundo Vanessa Lima, já está aprovado o projeto do Plano de Manejo do Parque Natural Municipal do Mico-Leão-Dourado, orçado em R$ 300 mil e integralmente pago pela Câmara de Compensação Ambiental, prevista na lei por intermédio do Sistema Nacional de Unidades de Conservação, permitindo ações de recuperação ambiental no local.

O Parque - Neste parque predomina o bioma de mata atlântica com ecossistemas de mangue, mata ciliar, floresta densa e meio lacustre (rios e lagoas). Visa a conservação dos mananciais e a proteção da fauna e flora típicas, especialmente o mico-leão-dourado, espécie com ocorrência restrita a esta região. Na área aparecem também o macaco-bugio, a preguiça de coleira, a borboleta-da-praia, diversas espécies de répteis, peixes e aves variadas. Tem como diferenciais a biodiversidade e um elevado grau de endemismo, ou seja, de espécies que ocorrem somente na região.




Nenhum comentário:

Postar um comentário