segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Agências bancárias voltam a funcionar com fim da greve

Muita fila se formou nos 23 dias de greve/ Foto: Arquivo
Com o fim da greve dos bancários, a maioria das agências voltou a funcionar nesta segunda-feira (14). A categoria concordou com o reajuste de 8% (equivalente a 1,82% de aumento real) oferecido pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban). No estado do Rio, as agências o funcionamento voltou ao normal, com exceção das unidades da Caixa Econômica Federal, cujos funcionários ainda não realizaram assembleia, que foi adiada esta noite.

Em Cabo Frio, nas ruas do Centro, o sentimento dos clientes dos bancos era de alívio. Com a greve, muita gente ficou sem receber o pagamento, ou teve dificuldades de pagar contas. Foi o caso da professora aposentada Ana Maria Lopes, 63. "Não consegui pagar algumas faturas no caixa eletrônico. Agora terei que pagar com juros. Mas graças a Deus os bancos voltaram e tudo vai se normalizar", disse a aposentada.

O comando de greve já havia informado, na sexta-feira (11), que estava orientando os sindicatos regionais a votarem a favor da nova proposta nas assembleias. De acordo com o Sindicato dos Bancários do Estado do Rio, os bancos só avançaram na proposto porque a categoria estava unida e manteve a mobilização durante esses 23 dias de greve.

A nova proposta dos bancos, apresentada após o 22º dia da greve, que fechou 12.140 agências em todo o país, incluiu ainda 8,5% de reajuste no piso salarial (2,29% acima da inflação), 10% sobre o teto da parcela individual da Participação nos Lucros e Resultados (PLR) e mais uma elevação de 2% para 2,2% do lucro líquido que será distribuído na parcela adicional da PLR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário