quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Lars Grael virá ao lançamento de livro de Ricardo Fernandes, em Cabo Frio





“Ensinando a Velejar” terá sessão de autógrafos nesta terça-feira, 24 de setembro, no auditório da UVA

Uma noite dedicada aos esportes a vela, com a ilustre presença do velejador e medalhista olímpico Lars Grael. Assim será o lançamento oficial do livro “Ensinando a Velejar” (KBR Editora, 160 páginas, 2013), do professor Ricardo de Mattos Fernandes, no auditório principal da Universidade Veiga de Almeida (UVA), em Cabo Frio, na próxima terça-feira, 24, a partir das 19h. Na ocasião, Lars Grael, que assina o prefácio do livro, ministrará palestra sobre a superação e desafios, especialmente voltada aos estudantes de Educação Física e demais interessados no tema.

A relação entre o professor Ricardo Fernandes e a família Grael começou na Capital, na década de 70, quando Ricardo era adolescente e participava de competições de hobie cat. Posteriormente, Ricardo foi trabalhar em uma das principais fábricas de vela do país, em Niterói, onde teve a oportunidade de estreitar ainda mais o relacionamento com os Grael. Ricardo conta que o iatista foi um dos grandes incentivadores para a materialização do livro, por isso é uma honra tê-lo no lançamento da obra.

Manual para professores
Um manual para professores de vela, especialmente aqueles que desejam aprimorar a didática de ensino. Assim é a obra de Ricardo Fernandes, velejador desde a infância. O primeiro contato com o esporte ocorreu aos quatro anos, pela influência do pai. Na adolescência, um tio matriculou Ricardo na escola de vela do Iate Clube do Rio de Janeiro. Ricardo foi atleta, confeccionou velas e, desde 1996, é instrutor de novos alunos na Região dos Lagos.

A experiência profissional e pesquisas desenvolvidas há mais de uma década para a consolidação de uma metodologia para o ensino dos esportes a vela, inclusive durante o mestrado, foram reunidas no livro. Ricardo fez um levantamento minucioso da qualidade do ensino repassado por velejadores para iniciantes, de velejadores que já ensinam o desporto há algum tempo e também por profissionais formados em Educação Física. A didática dos últimos profissionais foi a melhor avaliada. “Existem algumas publicações que se propõem a ensinar o próprio aluno a velejar, como autodidata, mas é raro encontrar uma literatura que ensine a ensinar”, destaca o professor, acrescentando que esta foi a principal motivação para disponibilizar aos demais profissionais o resultado de suas experiências. Ricardo explica que testou a metodologia com criança de 7 a 11 anos, uma faixa etária que tem dificuldades para lidar com o abstrato. “O vento é abstrato, mas as ações decorrentes dele não. O desafio foi tornar visível o invisível, por meio da percepção sensorial de cada um”, relata.


O autor
Ricardo de Mattos Fernandes, 51 anos, é licenciado e bacharel em Educação Física pela Universidade Veiga de Almeida, Mestre em Educação, Organização e Avaliação para o Ensino pela Universidade Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal. Foi professor dos ensinos fundamental e médio e, atualmente, é professor da UVA, nos cursos de Educação Física e Turismo. Velejador desde 1972, cursou a escola de Vela do Iate Clube do Rio de Janeiro e competiu principalmente na classe hobie cat. Foi fabricante de velas na Cognac Velas em Niterói. Há mais de uma década é proprietário da Yacht Escola de Vela, em Manguinhos, Búzios, e gerente nacional de regatas da Confederação Brasileira de Vela (CBVela).

Livro
Durante a sessão de autógrafos, o exemplar terá preço de lançamento, R$ 35. O evento conta com a parceria da editora KBR e da Sika Brasil. A obra também pode ser encontrada na Livraria Saraiva (http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/5282263?PAC_ID=125642) e a versão e-book está disponível pela Amazon (http://www.amazon.com/Ensinando-velejar-Portuguese-Edition-Fernandes/dp/8581801161).

Nenhum comentário:

Postar um comentário