quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Desabafo da mãe de autista reabre a discussão sobre APAE São Pedro da Aldeia


Por Carolina Barreto


O comentário de uma mãe em uma página da rede social reabriu a discussão sobre a necessidade de reabertura da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais - APAE - no município de São Pedro da Aldeia, na Região dos Lagos. Bruna Vieira Coelho, mãe de um menino de 2 anos, tentou, sem sucesso, uma vaga para o filho autista na APAE - Cabo Frio. Moradora do bairro Vinhateiro, na cidade aldeense, ela procurou a cidade vizinha por não ter o atendimento garantido pelo próprio município. 

Além do desabafo na rede social, Bruna entrou em contato com o BLOG com os seguintes dizeres: 

"Oi, acabei de vir da APAE CABO FRIO com meu filho, ele tem 2 anos, é autista, e me falaram que ele não poderia ser atendido lá pois moro em São pedro. Aqui não tem APAE. Ele precisa de tratamento. O que uma mãe faz nessas horas??? Preciso de sua ajuda. Obrigada".

A promessa de reabertura da APAE em São Pedro da Aldeia não é de hoje. Há dois anos, o governo municipal prometeu se esforçar para devolver a unidade aos moradores, mas nada foi feito. Na época, a Prefeitura divulgou que ofereceria o corpo técnico e o local para abrigar a sede. A promessa não saiu do papel. 

Já a administração atual, ainda não se posicionou sobre o assunto. O BLOG entrou em contato com a Prefeitura Municipal, através da assessoria, mas não obteve nenhuma resposta oficial sobre o assunto. Enquanto isso, Bruna e outras mães continuam a se deslocar para outros municípios em busca de tratamento.  

Um comentário:

  1. Não atender uma criança que precisa de tratamento só pq ela mora em outro município,não deixa de ser negligência. pois quando a APAE precisa de ajuda, ela não liga só para o município de Cabo Frio para pedir. Minha mãe, que mora em São Pedro, cansou de ajudar! Agora a mãe da criança faz oq? Muda para Cabo Frio ou espera sentada abrir uma APAE em São Pedro????

    ResponderExcluir