sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Polícia Federal prende 12 em operação realizada em Arraial do Cabo

Mais dois ainda serão presos na Operação Ariadne em conjunto com o MPF de São Pedro da Aldeia

Ana Lúcia de Oliveira

Doze pessoas foram presas na operação da Polícia Federal realizada hoje de manhã, em Arraial do Cabo. A ação deixou a população em polvorosa, já que 80 homens estiveram na cidade ainda na madrugada, cumprindo 15 mandados de prisão e 25 de busca e apreensão. 

Delegado da PF, Júlio Ribeiro/ Divulgação
A Operação Ariadne, coordenada pelo delegado federal Júlio Ribeiro, foi realizada em conjunto com o Ministério Público Federal (MPF) de São Pedro da Aldeia. O objetivo foi desmantelar uma organização criminosa, que agia na Empresa de Saneamento de Arraial do Cabo (ESAC). 
Viaturas da PF amanheceram em Arraial/ Foto: O Globo 

De acordo com o delegado federal Júlio Ribeiro, a diretoria da ESAC é acusada de fraudar contratos de locação de veículos des-de 2010. Tais contratos faziam parte de um convênio entre Prefeitura de Arraial e a Fun-dação Nacional de Saúde (Funasa). Se-gundo Júlio Ribeiro, a ação custou aos co-fres públicos valores entre R$ 250 mil e R$ 500 mil desde 2010. Valores estes que a PF e o MPF estão apurando.

– Já temos provas dos contratos fictícios. As apreensões serviram para sustentar o caso. Ao todo, 15 pessoas tiveram man-dado de prisão expedido. Doze foram presos ontem, os nomes seguem em segredo de Justiça. A operação chama-se Ariadne, em alusão à mitologia grega, que descreve uma pessoa entrando num labirinto e conseguindo sair graças a um fio marcando o caminho. Foi assim que chegamos aos culpados, captando os fios soltos – disse o delegado.
Agentes da PF cumpriram vários mandados do MPF

Ao todo foram expedidos 15 mandados de prisão, sendo 12 cumpridos, nove de condução coercitiva, dos quais seis foram executados e 25 mandados de busca e apreensão. Os mandados foram cumpridos em Arraial do Cabo, em São Pedro da Aldeia e Cabo Frio. Duas pessoas ainda serão presas pela PF, elas não estavam na cidade hoje.

– Todas as pessoas envolvidas, laranjas, terceirizados e aqueles que trabalhavam na ESAC tiveram mandado de prisão decretado. Todos estão sendo ouvidos na sede da PF em Macaé e ficarão presos em Campos dos Goytacazes, por cinco dias. Em conversa com o promotor público de São Pedro da Aldeia, Dr. Douglas, ficou acordado que aqueles que colaborar ficarão presos os cinco dias, já os que não ajudar nas investigações, podem ter a prisão preventiva estendida – disse o delegado.

2 comentários:

  1. Se é aqui em Cabo Frio seriam necessários uns 3 ônibus para levar os "meliantes" ...

    ResponderExcluir
  2. Coloca esses vermes anelídeo,na cadeia.

    ResponderExcluir