segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Ouvidoria do SUS proporciona melhorias para pacientes em Cabo Frio

Equipe da Ouvidoria (Foto: Til Santos)

A Ouvidoria da Secretaria Municipal de Saúde de Cabo Frio foi criada pelo Sistema Único de Saúde – SUS - para ser um canal de comunicação mais efetivo entre paciente e instituição. A Ouvidoria da SMS funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na sala 05, no segundo andar do PAM de São Cristóvão. Em todo o país, as Ouvidorias de Saúde são instrumentos de gestão em que o usuário pode se manifestar com relação aos serviços públicos de saúde.

- Estamos aqui não apenas para receber reclamações ou denúncias. Os usuários podem nos procurar com sugestões, informações, solicitações e elogios também. O objetivo da Ouvidoria é proporcionar melhorias no atendimento, diz a Ouvidora, Ana Paula Viggiani.

O atendimento pode ser presencial, por telefone ou por e-mail. Os usuários podem fazer uma visita à Ouvidoria ou entrar em contato através dos telefones 2646-2511, 136 ou pelo e-mail: ouvidoriasus.cabofrio@gmail.com.

- As pessoas que precisam fazer o Prontuário Unificado e não possuem comprovante de residência, nós prestamos todos os esclarecimentos e ajudamos a solucionar os problemas. O morador de Cabo Frio não pode ficar sem o Cartão Unificado, então nós avaliamos caso a caso, fazendo visita domiciliar; solicitando uma declaração do ESF próximo à sua residência ou declaração do Bolsa Família. Também contamos com a Sub-rede da Ouvidoria na Central de Marcação do Jardim Esperança para facilitar o acesso dos moradores do bairro e adjacentes - explica Ana Paula Viggiani. 

As conversas geradas na Ouvidoria são registradas. Tal processo de registro é feito pelo Sistema Ouvidor SUS. É por meio dele que o Ministério da Saúde pode fazer uma avaliação sobre as manifestações geradas no município. Através do sistema, todas as reclamações, denúncias, solicitações, informações ou elogios são transformados em relatórios, cada um com seu número de identificação.

O sistema registra todas as informações do usuário, que não é obrigado a se identificar. Logo após o lançamento das informações é gerado um número de protocolo que permite ao solicitante saber o andamento da sua manifestação. As mesmas são divididas em categorias de prioridade (baixa, média, alta e urgente), definidas pelo sistema Ouvidor SUS, conforme a situação apresentada pelo usuário. Se for urgente, a Ouvidoria responde o usuário em até 15 dias. 

Em âmbito nacional, a Ouvidoria do SUS foi implantada pelo Ministério da Saúde para ordenar as percepções e a opinião geral da população em relação ao funcionamento do Sistema de Saúde. A Ouvidoria Geral do SUS engloba uma rede de ouvidorias de municípios de todo o país, reúne as informações das Secretarias de Saúde e agrupa as informações em um mesmo banco de dados. 

- A participação dos usuários é essencial, pois revelam denúncias, sugestões e reclamações que possibilitam aperfeiçoar o sistema de saúde do município. As pessoas não precisam ter medo de reclamar, elas podem solicitar o sigilo, conclui Ana Paula Viggiani.

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