segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Novo sistema de marcação de exame de eletrocardiograma acaba com as filas em Cabo Frio


A secretaria Municipal de Saúde de Cabo Frio acabou com as filas para a realização do exame de eletrocardiograma. A partir de agora, basta ter em mãos a solicitação do médico, para agendar o procedimento para o dia desejado. A marcação é feita, na mesma hora, no balcão de remarcação de consultas do PAM – Posto de Atendimento Médico – localizado em São Cristóvão.

- Antes existia fila para a realização do exame porque a mesma pessoa que fazia a marcação era a que realizava o exame. Então, nós conseguíamos fazer uns 10 exames por dia - explica o diretor do PAM, Antônio Marcos Durães.

Em parceria com a coordenação de Enfermagem do município, foi instalado mais um aparelho para a realização de eletrocardiograma no PAM. A transferência do agendamento para o balcão de remarcação de consultas também agilizou o serviço dos técnicos que realizam o procedimento. Hoje, o exame é realizado das 8h às 12h e de 14h às 17h.

- Hoje, como este novo sistema, conseguimos realizar 50 exames por dia. A fila de espera acabou. Como a demanda é grande, e conseguíamos fazer apenas 10 exames por dia, a fila de espera estava entrando em outubro. E este não é o nosso objetivo. O que queremos que otimizar o atendimento para que o paciente fique satisfeito e esteja com a sua saúde em dia - explicou a coordenadora de Enfermagem, Izilda Amaro.

O eletrocardiograma é um exame que registra a atividade elétrica do coração. Ele ajuda a detectar problemas cardíacos e checa o estado do coração de uma maneira geral. Os pacientes que têm exames agendados para mais de 15 dias devem procurar o PAM para fazer a remarcação, antecipando a data de realização do mesmo.

Para fazer o eletrocardiograma, o paciente precisa ter apenas o pedido do médico. Não é necessária nenhuma autorização. O paciente pode fazer a marcação com um documento de identidade e o prontuário unificado. Alguns ESFs – Estratégia de Saúde da Família – também dispõem do equipamento para a realização do exame, como é o caso dos postos de saúde do Segundo Distrito, em Tamoios, e dos postos de maior movimento no Centro, como o Posto do Jardim Caiçara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário