segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Estado vai terminar obras e administrar a UPA de São Pedro

Inauguração da unidade está prevista para outubro deste ano

Ana Lúcia de Oliveira

Prédio da UPA de São Pedro / Foto Divulgação
O Governo do Estado do Rio de Janeiro vai terminar as obras da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de São Pedro da Aldeia. A estrutura que foi construída na Rodovia Amaral Peixoto, está abandonado. Isso porque, assim que ficou pronto, o governo municipal, que era administrado pelo então prefeito Carlindo Filho, alegou que não tinha dinheiro para manter a UPA funcionando.

O convênio para a instalação das Unidades de Pronto Atendimento são firmados entre os governos Estadual, Federal e Municipal. O Estado constrói a unidade, o Federal envia parte dos recursos, via Sistema Único de Saúde (SUS) e as Prefeituras administram as unidades, mantendo funcionários e toda a estrutura.

Abandonado, prédio foi alvo de vandalismo / Divulgação
De acordo com o deputado estadual Jânio Mendes (PDT), o custo para cada município, para manter uma UPA chega a R$ 1,6 milhão, por mês. Quantia que a Prefeitura aldeense garante não dispor. Diante deste quadro, os alguns parlamentares começaram uma mediação junto à esfera estadual. O resultado foi que Estado vai não só acabar as obras da UPA de São Pedro, equipando toda a unidade, e também administrar a mesma, assumindo todos os custo da manutenção da mesma.

- O custo da UPA para os municípios são caros. Mas São Pedro da Aldeia vai ter uma unidade de saúde gerida pelo Estado, o único caso em todo o Rio de Janeiro. As obras serão retomadas e a inauguração está prevista para outubro  - disse Janio Mendes.

Um comentário:

  1. Já não era sem tempo. Quem não chora não mama. Demorou mas parece q agora vai sair e o melhor de graça...

    ResponderExcluir