quarta-feira, 17 de julho de 2013

São Pedro da Aldeia abre Semana Missionária


A Praça Hermógenes Freire da Costa (Praça das Águas) foi o cenário da abertura da Semana Missionária em São Pedro da Aldeia. O município está recebendo jovens peregrinos da Argentina, Paraguai e Espanha, todos se preparando para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) que acontece a partir do dia 23, no Rio de Janeiro, com a presença do Papa Francisco. A cerimônia de abertura contou com a presença do vice-prefeito Iédio Rosa, representando o prefeito Cláudio Chumbinho. De lá todos seguiram para uma Missa Solene, que contou com a participação do prefeito Cláudio Chumbinho, da primeira dama Esther e da subsecretária Edilúcia Marques.

Também estavam presentes o secretário de Governo Edmilson Bittencourt, a secretária de Assistência Social, Direitos Humanos e Habitação, Sandra Coelho, o secretário de Turismo Sérgio Melo e o secretário adjunto de Cultura, Esporte e Lazer, Rafael Mendes, além do vereador Adalberto Amaral, representando o Poder Legislativo e párocos das Igrejas Católicas de São Pedro da Aldeia, Argentina, Paraguai e Espanha.

Iédio Rosa deu as boas vindas aos jovens peregrinos, afirmando ser um momento ímpar para a vida da comunidade católica aldeense.

- É um momento propício para a união dos povos, conhecimento mútuo das culturas e a reafirmação de que somos todos irmãos - afirmou o vice-prefeito.

As famílias que estão recebendo os jovens peregrinos em suas casas não escondem a alegria e a expectativa pelo estreitamento do contato entre as culturas. Para o católico Valter   Cordeiro, que hospeda duas jovens paraguaias, é um momento para não ser esquecido.

- Há um pouco da dificuldade da língua, mas português e espanhol são um pouco parecidos. Da nossa culinária, elas ainda não conheceram os peixes, mas encantaram-se com a farofa - contou.

Para o jovem paraguaio Derlis Faustinni, 23,conhecer de perto a religiosidade e a cultura brasileira está sendo uma oportunidade que ele pretende aproveitar o máximo possível.
- São Pedro da Aldeia é uma cidade muito bonita, com povo bastante acolhedor e estou gostando muito de tudo o que vi até agora. Mas quero conhecer muito mais - afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário