quarta-feira, 17 de julho de 2013

Pacientes do Hospital Municipal São José Operário em Cabo Frio contam com serviço de fisioterapia nos leitos


O serviço de fisioterapia nos leitos já está sendo realizado no Hospital Municipal São José Operário, em Cabo Frio. Todos os dias, a fisioterapeuta Núbia Gama visita os pacientes acamados e hospitalizados por muito tempo, desenvolvendo o trabalho especialmente com os doentes que apresentam algum histórico de problema pulmonar, amputações ou alguma patologia motora.

Segundo a Dra. Núbia, com os exercícios da fisioterapia, é possível manter o padrão respiratório do paciente, proporcionando a reexpansão pulmonar dessa pessoa que possui alguma dificuldade de respirar.

- São exercícios que possibilitam a ventilação do pulmão desse paciente que normalmente apresenta alguma deficiência respiratória. Além disso, conseguimos evitar infecções respiratórias, pneumonias, atrofia muscular e a fraqueza nos músculos, muito comum entre os pacientes que ficam muito tempo sem se movimentar – explicou.

A dificuldade respiratória em pacientes acamados tende a piorar porque quando deitados, a respiração fica mais superficial, e se for mantida assim por tempo prolongado, algumas estruturas pulmonares se fecham, o que faz com que os problemas respiratórios se agravem.

- O nosso trabalho visa melhorar um pouco o dia a dia dessas pessoas que já passam por tantas dificuldades em consequência das doenças. Os resultados são muito positivos: conseguimos muitas vezes evitar que uma infecção se desenvolva, colaborando para uma alta mais rápida – afirmou.

4 comentários:

  1. O hospital São José Operário sempre teve fisioterapia nos leitos das enfermarias, isto não é novidade.

    ResponderExcluir
  2. Quem sabe mudaram de nome ou horário para ser tornar mais uma novidade.

    ResponderExcluir
  3. No São José sempre houve fisioterapia para os seus internados, ´não sei se no hospital de Jardim HOJE tem, pois anteriormente não tinha.

    ResponderExcluir
  4. Prezados...
    A grande novidade é o valor que o governo está dando para a profissão fisioterapia, para os profissionais fisioterapeutas e principalmente, para os pacientes que ali se encontram.
    A maior preocupação do Governo atual, é a saúde, a dignidade e a vida dos pacientes. Temos muito que agradecer ao Prefeito Alair Corrêa, pois tudo isso está acontecendo graças ao homem de visão que ele é.
    Antes, os pacientes eram jogados em um leito de hospital e não tinham um atendimento de qualidade, um atendimento descente. Hoje, vemos a gratidão estampada no olhar de cada paciente e também de seus familiares.Os familiares presenciando o atendimento de qualidade que o seu ente querido está tendo diariamente, com certeza se sente mais seguro e confiante.
    O atendimento no Hospital São José Operário está qualificadíssimo. Isso graças ao trabalho multiprofissional onde todos, de alguma maneira, contribuem para o seu bom funcionamento.
    Nós fisioterapeutas, somos vistos como um profissional que veio para somar, objetivando a promoção, proteção e recuperação da saúde de todos os pacientes que passam por ali.
    Por várias vezes ouvimos elogios dos pacientes e familiares quanto ao atendimento e isso é muito gratificante, pois assim, vemos que nosso trabalho está tendo realmente o resultado esperado.
    Outra grande novidade é que, Cabo Frio tem hoje uma Subsecretaria de Fisioterapia, onde somos amparados no que precisar e nos dão o total apoio sempre que necessário.
    A fisioterapia vem crescendo muito e merece destaque pelo ótimo trabalho proporcionado e o bom resultado que vem dando à saúde dos pacientes internados.
    Essa reportagem só quis mostrar o quão importante é o trabalho da fisioterapia nos leitos hospitalares, objetivando prevenir infecções respiratórias e consequentemente avançando para uma alta hospitalar mais rápida e eficaz. Também quis mostrar que, o governo atual se preocupa com a vida de cada cidadão cabofriense.
    Espero ter esclarecido bem para vocês a importância da fisioterapia e o porquê do merecido destaque!
    Núbia Gama

    ResponderExcluir