terça-feira, 23 de julho de 2013

Cursos para pescadores do Farol em Campos: inscrições até esta quarta


Terminam nesta quarta-feira, 24 de julho, as inscrições para os cursos de qualificação profissional para os pescadores da Colônia de Pesca Z-19, na Praia do Farol de São Tomé, em Campos dos Goytacazes. São disponibilizados diversos cursos para os pescadores e seus familiares. O objetivo é dar aos pescadores artesanais, a qualificação necessária para os avanços que o setor terá, mediante os investimentos que a Prefeitura de Campos fará em parceria com o governo federal para desenvolver a pesca, a partir da construção de um moderno Terminal Pesqueiro. 

Cada pescador poderá participar de vários cursos, como Processamento de Pescados e Mecânico de Motores Marítimos a Diesel. O treinamento será feito na Escola Volante da Plataforma Educativa da Repsol, instalada na orla, junto da Colônia Z-19, numa carreta especial.

O secretário de Pesca e Aqüicultura, Vieira Reis, informa que o treinamento já começa nesta quinta-feira, 25 de julho. O primeiro curso será o de Boas Práticas de Higiene na Culinária,da Cozinha Brasil, que contempla tanto pescadores como suas esposas e seus filhos. 

O aprendizado vai agregar valor à atividade, tendo em vista que ao processar o pescado, ocorre um aumento no ganho, pois até a pele do peixe será separada da carne, para ser utilizada na confecção de artesanato. A carne processada agrega valores, como filé e outros tipos de processados para iguarias, como moquecas e outros pratos semiprontos. Os cursos da Cozinha Brasil capacitam pessoas para preparar comidas da culinária brasileira, com aproveitamento de produtos regionais. 

Vieira Reis destaca a importância da parceria entre a Secretaria de Pesca e Aqüicultura, a Repsol, a Colônia de Pesca Z-19, a Capitania dos Portos da Marinha do Brasil e da Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj), que participa com a ministração de vários cursos. 

O presidente da Colônia Z-19, Rodolfo Ribeiro, comemora a realização odos cursos. Por sua sugestão, a grade do curso foi montada de forma que todos os pescadores tenham a oportunidade de fazer até mesmo todos os cursos oferecidos. 

- Temos uma ampla grade decursos que vai dignificar a atividade de pescador ainda mais, porque os nossos companheiros pescadores vão poder obter melhores rendimentos, ao aprender, por exemplo, a mecânica de motores marítimos e o curso de Marinheiro Auxiliar de Convés – ressalta Rodolfo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário