terça-feira, 18 de junho de 2013

Cabo Frio reduz a zero fila de espera de cirurgias ortopédicas

Dr. Francis Mello

Como resultado do novo modelo de assistência implantado pela Secretaria Municipal de Saúde, a fila de pacientes que aguardava por algum tipo de procedimento ortopédico em Cabo Frio, foi reduzida a zero. Segundo a coordenação do serviço de ortopedia municipal, de janeiro até maio, foram realizadas 231 cirurgias ortopédicas no município, enquanto que, o Hospital Geral de Araruama, que atende 9 municípios da Baixada Litorânea, realizou no mesmo período, 177 procedimentos.

A cirurgia ortopédica é hoje em dia um dos mais importantes ramos da cirurgia. Diferentemente do que se costuma acreditar, a cirurgia ortopédica não trata somente fraturas, decorrentes principalmente dos elevados índices de acidentes, mas também problemas e defeitos referentes ao sistema musculoesqueletal, como deformidades congênitas, problemas crônicos e traumáticos além de problemas relacionados ao uso excessivo do tecido ósseo. De acordo com o coordenador do serviço de ortopedia do município, Dr. Francis Mello, as medidas relativas à ortopedia em Cabo Frio atuam em várias frentes e têm avançado em muitas delas. 

- Somente aqui no Hospital Santa Izabel, nossa equipe é formada por 9 profissionais. Além das cirurgias de emergência, com todo tipo de traumas e fraturas, criamos um sistema de busca ativa dos pacientes que aguardam por cirurgias mais específicas e estamos conseguimos atender essas pessoas que estavam internadas em outras unidades de saúde do município aguardando na fila de espera - diz o médico.

Para que a rede funcione com fluidez, diariamente, existem plantonistas no ambulatório de ortopedia do Hospital Santa Izabel. E os resultados são visíveis. Além das cirurgias eletivas e de emergência, a equipe chega a realizar em média 2 mil atendimentos por mês.

- São pacientes que chegam para revisão das cirurgias, para retirar os pontos e também aqueles que sofreram algum tipo de lesão, por exemplo, uma torção de tornozelo. A equipe está motivada e estruturada. O investimento da prefeitura foi feito numa articulação que envolveu os nossos profissionais de saúde como um todo, explica.

E os avanços não são apenas no atendimento de emergência e na realização das cirurgias. A secretária Municipal de Saúde melhorou o atendimento no Posto de Atendimento Médico (PAM), principalmente com a implantação do sistema de marcação de consultas que são agendadas para atendimento na semana seguinte.  Só no PAM, são realizadas semanalmente, 206 consultas.

- Pela primeira vez em anos não temos pessoas aguardando cirurgias ortopédicas. Acabamos com as filas para a marcação de consultas. Agora, graças a Deus, aos bons profissionais e a um governo sério, ético e que respeita a população, a vergonha chegou ao fim – concluiu o prefeito Alair Corrêa.

Um comentário:

  1. O'TIMO PARABE'NS!!!!!!(ESPERO TAMBEM PARA OUTRAS ESPECIALIDADES?) Jorjao Recanto das Dunas.....

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