sexta-feira, 17 de maio de 2013

Servidores aldeenses ganham reajuste salarial de 10 % e 14% para professores



O servidor municipal de São Pedro receberá um aumento salarial de 10% para os servidores em geral e 14% para os professores da rede municipal de ensino. O anúncio foi feito para um grupo de dezenas de funcionários no Teatro Municipal Dr. Átila Costa Soares e contou com a presença dos secretários de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Evaldo Bittencourt; de Administração, Antônio Carlos Teixeira; de Governo, Edmilson Bittencourt; de Gestão Estratégica, Paulo César de Souza e do vereador André de Gilson. A minuta do projeto de lei que prevê o reajuste a partir de 1º junho segue agora para a aprovação do Legislativo.


O reajuste salarial para os professores e funcionários da educação era uma medida já estudada pelo Prefeito desde o início da gestão, em janeiro, quando foi criada uma comissão interna para discussão dessa pauta. Depois de analisado o orçamento do município, de ajustes nas finanças municipais e de reuniões com o SEPE Costa do Sol (Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação), o Prefeito, juntamente com os secretários de Educação, Evaldo Bittencourt, Gestão Estratégica, Paulo César de Souza e Administração, Antônio Carlos Teixeira, chegou a conclusão da possibilidade do aumento. O último reajuste salarial real recebido pelos servidores públicos ocorreu em 2011.

Esse aumento foi possível devido ao ajuste feito nas contas da administração. No início do ano, o Prefeito solicitou aos secretários um levantamento detalhado de todos os gastos da administração. Com o estudo em mãos, o prefeito pode definir prioridades, como o reajuste salarial dos servidores. O aumento será implantado a partir da folha de pagamento de junho. Com a medida, o município passa a se adequar ao Piso Nacional dos Professores.

De acordo com o Secretário de Educação, a adequação salarial dos profissionais do magistério é apenas o primeiro passo em beneficio da categoria e afirmou que, em seguida, a Prefeitura pretende investir progressivamente em medidas e alternativas para a melhoria do setor em São Pedro da Aldeia, tais como a redução de um terço da carga horária do professor e a revisão do Plano de Cargos e Carreiras.  “A intenção é que a gente mantenha uma agenda permanente de diálogo com o sindicato e as comissões que serão formadas dentro das escolas para tratar dos marcos legais que regulam a política pública de Educação. Desse modo, vamos estudar de que maneira poderemos aplicar a lei federal de 2008, que trata da redução da carga horária, e a revisão do Plano. Esse é o nosso compromisso com a categoria”, garantiu.

Foi pensando nessas melhorias que o Secretário anunciou, ainda, a abertura de concurso público para a Educação. “O Prefeito Cláudio Chumbinho já abriu processo administrativo para a realização do concurso. Agora estamos na fase de estudos para averiguarmos, junto ao secretariado e às comissões que serão formadas dentro de cada escola, a real necessidade de profissionais da rede, levando em consideração a projeção de crescimento de matrículas e a aplicação da redução da carga horária dos professores, para que tenhamos esse número exato publicado no edital. O nosso desejo é que o concurso ocorra ainda este ano”, ressaltou. O último concurso aberto para a área ocorreu em 2003.

Nenhum comentário:

Postar um comentário