O Ondas do Peró surgiu em Maio de 2012 por iniciativa de Marcelo Valente, um surfista que havia se mudado recentemente para o Peró, em Cabo Frio, e se apaixonou pelo local. Lá ele fundou o movimento Ondas do Peró e uniu ao grupo que já formava outro movimento: Amigos do Peró:
Através das mídias sociais, o movimento começou a ganhar corpo e um bom espaço no site Rico Surf, um dos mais acessados do país. Diariamente, pela manhã e à tarde, tudo que acontece no Peró vai para o site com imagens atuais.
Com o tempo, moradores locais, comerciantes e veranistas aderiram ao movimento e começaram a apoiar a causa ambiental. Centenas de pessoas de todas as idades participaram das campanhas de limpeza promovidas pelo Ondas nas praias do Peró e Conchas:
-- Foi uma experiência inesquecível participar da campanha juntamente com pessoas do bem que estavam ali sem ganhar nada, apenas a satisfação de zelar pela natureza – disse a professora Amanda Patrão.
As ações do Ondas do Peró chamaram a atenção de ambientalistas e educadores da capital que agoram querem apoiar a conhecer melhor o trabalho desenvolvido no Peró:
-- É muito importante participar de um evento como a XIX SMA pois podemos divulgar a iniciativa e conscientizar a sociedade sobre os problemas ecológicos que ainda põem aquele paraíso em risco – disse Marcelo Valente.
Além da parceria com os Amigos do Peró, o Ondas do Peró atua em iniciativas como o Dia da Limpeza e já possui novos projetos a caminho como o Brigada de Jovens Amigos do Peró, um trabalho com crianças e adolescentes que estão tendo aulas de conscientização ambiental.
O Ondas do Peró é aberto a todos aqueles que amam a natureza e se preocupam em preservá-la.
Breve, o Ondas do Peró será transformado OSCIP para ter maior abrangência e organização, ganhando assim ainda mais seguidores para causa. Serão formadas câmaras temáticas nas áreas de meio ambiente, educação, Direito ambiental, divulgação, etc.
O Ondas do Peró se apresentará na XIX SMA no dia 5 de Junho de 2013, quarta-feira, das 13h30 às 14h no Auditório Padre Anchieta, na PUC.
Nenhum comentário:
Postar um comentário