sexta-feira, 1 de março de 2013

Prefeituras da Região dos Lagos investem na capacitação dos servidores




Prefeitura de Cabo Frio investe na capacitação do servidor
Cerca de 200 funcionários receberam treinamento em gestão administrativa

Com um saldo considerado extremamente positivo, foi encerrado hoje o Curso de Capacitação e Formação de Agentes de Planejamento, promovido pela Prefeitura Municipal de Cabo Frio com o apoio da ACAP – Assessoria e Consultoria para a Administração Pública.

Criado por iniciativa do Setor de Planejamento Orçamentário da Prefeitura (DECEF), as palestras tiveram também o apoio da secretaria de Administração, comandada por Axiles Corrêa.

As aulas tiveram lugar no auditório da Prefeitura, sempre com a abertura feita pelo Dr. José Campos, representando o prefeito Alair Corrêa.

Em três dias de palestras – 26, 27 e 28 de fevereiro, totalizando 20 horas/aula – mais de 200 servidores puderam se qualificar para lidar com ações administrativas da máquina pública. No primeiro dia, 100 funcionários assistiram o curso de Capacitação de Agentes de Planejamento. No segundo, 50 servidores foram capacitados em Gestão Fiscal da Saúde, com outros 100 comparecendo ao curso final de Gestão Fiscal em Educação e Assistência Social.

Alguns funcionários fizeram mais de um curso e tal interesse comprovou a necessidade de atualizações periódicas do servidor público.

Segundo o Dr. José Campos, o setor tem a convicção de que os participantes ficaram plenamente capacitados para desempenhar de maneira mais eficiente suas funções em suas secretarias: “- É fato que todas as secretarias de governo precisam lidar com processos de licitação, gestão de fundos e outros. Portanto, a capacitação para o bom desempenho nestes assuntos é essencial”, ressaltou ele.




Oficina do Sebrae capacita gestores públicos de São Pedro da Aldeia

Cerca de 40 gestores públicos, do Setor de Compras da Prefeitura de São Pedro da Aldeia, participaram da oficina “Compra Mais – Compras Governamentais” oferecida pelo Sebrae/RJ, no período de 26 a 28 de fevereiro na sede da Diretoria Municipal de Desenvolvimento Econômico/ACIASPA. A oficina teve como objetivo prestar orientações e capacitar os gestores públicos do município, a fim de estimular a participação das micro e pequenas empresas locais nas licitações públicas. Estiveram presentes à entrega dos certificados de conclusão de curso, o vice-prefeito, Iédio Rosa, que representou o Prefeito Cláudio Chumbinho, o Secretário de Administração, Antônio Carlos Teixeira, o Secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Sérgio Mello, o Diretor de Desenvolvimento Econômico, Gilson Brandão e a gerente regional do Sebrae, Ana Cláudia Vieira.

Durante o curso, os servidores municipais receberam, de forma dinâmica, uma série de orientações no que se refere aos processos de compra da Prefeitura, informações sobre leis, incluindo a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, e simulações. O Programa “Compra Mais – Compras Governamentais” é uma realização do Sebrae em parceria com a Secretaria de Planejamento do Estado e o município.

O vice-prefeito, Iédio Rosa, comentou sobre o sucesso do evento. “Nós estamos felizes com essa parceria firmada entre a Prefeitura, a Associação Comercial e o Sebrae. A capacitação dos servidores municipais é de extrema importância. Isso nos ajuda a administrar e, ao mesmo tempo, ajuda a população. Hoje temos muitos empreendedores e micro e pequenos empresários que precisam e se interessam em fornecer para a Prefeitura e estamos dando todo o suporte necessário para que essa integração seja feita da melhor maneira possível, de acordo com as leis. Esperamos trazer mais cursos nos próximos quatro anos”, declarou.
De acordo com o Secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Sérgio Mello, a participação dos micro e pequenos empresários nas ações de compra da Prefeitura fortalece o empresário e a economia da cidade. “A parceria com o Sebrae é um grande esforço que está sendo feito, através da capacitação dos agentes de compra da Prefeitura, para estimular a participação de empresários e empreendedores locais nas ações de compras públicas. Mas, para isso, o empresário tem que estar formalizado junto ao NAE, pois temos que pensar o desenvolvimento econômico da cidade de uma forma legal”, salientou.

O Secretário de Administração, Antônio Carlos Teixeira, o objetivo é intensificar o relacionamento entre gestores e empresariado e dar agilidade e transparência aos processos. “Sabemos que os micro e pequenos empresários são a mola mestra do município. Por isso, nossa gestão vai dar prioridade ao fornecedor local e, para isso, precisamos de todo o instrumento necessário para atender, de forma rápida, transparente e legal, às demandas locais. O curso foi de grande importância no sentido de fornecer esse conhecimento e intensificar a integração entre os dois lados”, declarou.

Os fornecedores locais de bens e serviços, interessados em se cadastrar no Registro Geral de Fornecedores do Setor de Compras, devem se encaminhar ao Setor de Protocolo, localizado na sede da Prefeitura, na Rua Marques da Cruz, 61, Centro. O atendimento é de segunda a sexta-feira, no horário das 9h às 16h30.

A Diretoria Municipal de Desenvolvimento Econômico conta com o Núcleo de Atendimento Empresarial (NAE), localizado na Associação Comercial, Industrial e Agrícola de São Pedro da Aldeia, na Rua Glória Lobo, 360, no Centro. O núcleo é um canal avançado de atendimento exclusivo aos empresários, contadores e empreendedores individuais.




Educação de Arraial do Cabo realiza Curso de Capacitação para Inspetor de Aluno e Auxiliar de Serviços Gerais
O curso foi direcionado para a os servidores da E.M. Adolpho Beranger Junior

ARRAIAL DO CABO (RJ) – A Secretaria de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia de Arraial do Cabo realizou nesta terça-feira, dia 26, um curso de capacitação para o pessoal de apoio, Inspetor de Aluno e ASG (Auxiliar de Serviços Gerais) da Escola Municipal Adolpho Beranger Júnior, localizada no bairro Canaã.  O tema  foi “Me conhecendo. Conhecendo você. Um exercício para criar vínculos entre pessoas diferentes através da confiança mútua, diálogo e colaboração”.  O curso de capacitação aconteceu no auditório da escola e contou com a participação de sessenta profissionais, e uma vez por semana será realizado em todas as unidades escolares da Rede Municipal de Ensino.
O objetivo da capacitação é promover o autoconhecimento do outro, possibilitando aos profissionais da Educação, que aprendam sobre identidade, autoimagem e cultura umdo outro para iniciar ou fortalecer o diálogo e identificar o que precisam deixar para trás, a fim de abrir espaço ao novo e incentivar mudanças e atitudes.
De acordo com o secretário de Educação, Luis Claudio de Mendonça, o curso serve de parâmetro para incentivar os profissionais a buscarem a complementação de sua formação como recurso para melhorar a prática pedagógica e perceberem a importância de se manterem atualizados através de grupos de estudo.
“Este encontro esta sendo considerado um dos mais abrangentes da Educação na atualidade, podendo ser analisado a partir de diferentes perspectivas conceituais que caracterizam multiplicidade teórica associada a essa temática,” explicou o secretário.
Segundo a palestrante da capacitação a psicóloga, Ariete Loreto, esses encontros apresentam-se como uma possibilidade de melhoria da qualidade de ensino, por meio dotrabalho profissional, abrangendo os níveis pessoal, coletivo e formativo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário