A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Saúde, já reabriu o Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher, Criança e Adolescente (PAISMCA), localizado à Estrada do Porto, nº 36, no centro. O Centro oferece tratamento ambulatorial de média complexidade por meio de encaminhamentos das unidades de saúde do município. Entre os serviços oferecidos estão cirurgias ginecológicas, patologia cervical, coleta de preventivo, pré-natal de alto risco, teste do pezinho, atendimentos pré-operatórios e planejamento familiar, com reuniões semanais. O funcionamento é das 7h às 16h.
A coordenadora da unidade, Valquiria Boa Morte, comentou sobre a importância do atendimento especializado na área de saúde para a população feminina do município. “A saúde da mulher, da criança e do adolescente é uma prioridade da gestão do Prefeito Cláudio Chumbinho, que tão logo determinou a reabertura do centro. Essa unidade é um dispositivo importante da rede de serviços de saúde municipal, que complementa e amplia as ações da Atenção Básica, a fim de reduzir os casos de morbimortalidade por causas preveníveis e também evitáveis. É onde centralizamos esse atendimento específico para a mulher, criança e adolescente, com o objetivo de garantir a qualidade de vida, maior conforto e humanização no atendimento e acolhimento a essas parcelas da população”, ressaltou.
De acordo com a coordenadora, em comemoração ao Mês da Mulher, durante todo o mês de março o Centro estará promovendo ações de estímulo à coleta do material para o exame preventivo do câncer do colo do útero e exame clínico das mamas para todas as profissionais de saúde do município. “Nosso objetivo é alertar as nossas servidoras sobre a necessidade da prevenção e do cuidado com a saúde”, salientou.
Vale lembrar que no dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, o Centro promoveu diversas atividades voltadas para a população feminina. Na programação, café da manhã, cuidados estéticos, como manicure, pedicure, depilação e corte de cabelo, e palestras sobre prevenção ao câncer do colo de útero e mama.
Marcação de consultas ambulatoriais
Os atendimentos são feitos a partir do encaminhamento dos pacientes pelo posto de saúde. A partir do encaminhamento, há um agendamento mensal para os ambulatórios de cirurgia ginecológica, patologia cervical, coleta de preventivo, mastologia e pediatria. As marcações são feitas sempre na última segunda-feira de cada mês. A marcação não é necessária nos casos de exame de anemia falciforme, teste do pezinho, mamografia e planejamento familiar. “Ainda não temos o atendimento ginecológico de rotina e o teste da orelhinha e do olhinho, mas pretendemos, futuramente, colocar em funcionamento”, salientou a coordenadora.
Em relação ao pré-natal de alto risco, a agenda fica aberta para a primeira consulta e o retorno é marcado pelo próprio médico. O teste do pezinho é feito todas as segundas e quartas. As reuniões do planejamento familiar acontecem sempre as quartas e sextas, a partir das 9h30. Durante os encontros, os casais recebem diversas orientações úteis sobre prevenção e métodos contraceptivos.
Os atendimentos são realizados por uma equipe de sete médicos especialistas nas diversas áreas de saúde da mulher: dois pediatras, um mastologista, três ginecologistas e um obstetra. Além disso, o centro conta com uma equipe de auxílio a cirurgias e procedimentos diversos, composta por uma enfermeira, uma assistente social e uma técnica em enfermagem, além de funcionários de apoio da área administrativa.
Até agora foram feitas mais de 60 cirurgias ginecológicas, cerca de 120 coletas de preventivo, 35 exames de patologia cervical e 25 mulheres tiveram acompanhamento de pré-natal de risco. Além disso, 680 mamografias foram solicitadas e 50 crianças tiveram atendimento em pediatria.

Nenhum comentário:
Postar um comentário