quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

UPA de Cabo Frio: pacientes perdem a paciência



Reclamações sobre o atendimento da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Cabo Frio têm sido sistemáticas. Desde a demora no atendimento, falta de médicos e até a falta de remédios tem sido alvo de crítica dos pacientes. Alguns, "perdem a paciência" a ponto de depredar as instalações dos serviços públicos. Nessa terça-feira, houve uma denúncia de uma usuária, que relatou situação conturbada onde doentes chegaram a quebrar parte das instalações do hospital. Veja o relato na íntegra de Lê Diver Gaston,  uma paulistana que mora em Cabo Frio há cerca de dois anos:

deprendando chão

"Fui à UPA nessa terça-feira para tomar uma injeção. Está um terror o atendimento. Sem médico apenas três para atender uma coleção de pacientes. Um quebrado, um desmaiando e outros piores. Teve gente que chegou todo arrebentado e a demora de atendimento foi tanta que ele levantou jogou cadeira na janela. Chamaram segurança mas Doutor que foi bom nada. E logo uma moça desmaiou por falta de atendimento, outro com pneumonia febre e dores ficou na espera 3 horas e só foi atendido depois do escândalo que fez. A foto, eu tirei de um rapaz arrebentado (depredando) o chão revoltado com o atendimento.  Espero que você nos ajude a fazer chegar essa situação ao atual prefeito. Quem sabe ele lê seu blog e melhora as coisas por lá. Quando Marquinhos Mendes comandava o atendimento era mais rápido e a equipe era mais atenciosa, fui lá várias vezes em outros tempos, até minha filha também foi e fomos bem atendidas. Espero que a secretaria de saúde atenda essa reivindicação"
Lê Gaston pede providências

Encaminhando à Secretaria de Saúde a solicitação. Esperamos a resposta para esclarecimento à população. Além dessa reclamante que dispôs a falar recebemos outras do mesmo teor, mas os demais preferem não se identificar. Há reclamação ainda sobre a falta de medicamentos no local.




RESPOSTA NO MESMO DIA DA SECRETARIA DE SAÚDE:



Sobre a falta de médicos:

O diretor da UPA, Dr Carlos Ernesto, informou que estão contratando médicos para atender a demanda da unidade.
Segundo ele, em dezembro, os plantões funcionavam com 2 médicos. Estão providenciando melhorias, e hoje, estão atendendo da seguinte forma:
Segunda: 3 médicos
Terça: 3 médicos
Quarta: 5 médicos
Quinta: 3 médicos
Sexta: 3 médicos e estão acertando a contratação de mais 2 essa semana
Sábado: 5 médicos
Domingo: 4 médicos

Sobre a falta de medicamentos:

O Secretário Administrativo da Saúde, Demerval Soares, informou que já fizeram diversos pedidos para suprir a falta de medicamentos.

As remessas de pedidos estão chegando e as entregas estão sendo feitas quase diariamente e são encaminhadas diretamente à UPA e às outras unidades de saúde.

Segundo ele, os estoques de medicamentos estavam praticamente zerados e por isso, estão tendo que repor todo o estoque.


13 comentários:

  1. Pois é minha gente da querida Terra Amada precisa comentar mais alguma coisa? Basta?
    O relato da reclamação da paciente que foi a UPA tomar uma injeção, já basta, não é?
    Mas vamos aguardar. Afinal de contas, "vai dar certo, o que deu certo". Agora, o que deu certo e vai dar certo, parece que também foram "tomar" injeção na UPA.
    Agora me dá licença, pois vou pagar a mensalidade do meu plano de saúde. Esta atrasada!

    ResponderExcluir
  2. Agora entendi....levei minha secretária do lar, no Hospital de Jardim Esperança, estava lotado, inclusive com moradores dos bairros antes da Ponte. Eu moro na Gamboa e a demora foi muita grandeee.....Os médicos não davam vazão ao número de pacientes adulto e crianças. Pergunto: Vai dá certo?????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gioconda, quando foi que a sua pessoa levou a sua secretária do lar, no Hospital de Jardim esperança? Então, veja a tabela acima:
      terça-feira tem apenas 3 médicos na UPA antes da ponte. Deve ser por isso, que o pessoal antes da ponte foi para Jardim esperança, que é depois da ponte.
      Se a gente tivesse o dom de controlar as doenças e de preferência, nem tê-las.... poderia escolher: quarta e sábado que tem mais médicos na UPA.

      Excluir
  3. Pede para o Tiaguinho e ao Sambô para aplicar as injeções agora

    Carlos antonio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Colega, vamos valorizar o que é de "casa", o que esta em casa, o "prata" da "casa". Seria melhor pedir ao "Netinho" Made in China, para aplicar as injeções.

      Excluir
  4. É Demerval, era + fácil colocar os seus conhecimentos no blog. Aplica agora o seu conhecimento de administrador. Não aquele do DETRAN.

    ResponderExcluir
  5. Será que tem alguém plantando noticia? Será que tem alguém fazendo manobra política? Alguém "de olho" na direção da UPA? Reclamações infundadas de terceiros, queixas vagas e fotografia armada. Que coisa feia! Jornalismo sério não se faz assim. Fazer imprensa sensacionalista é definir-se como medíocre. A UPA de Cabo Frio está sob o comando de um grande nome. Dr Carlos Ernesto foi gentil em aceitar essa tarefa, pois foi um pedido realizado por pessoas integras e de caráter. Lembrem-se que estão tentando denegrir a imagem de pessoas sérias, profissionais respeitados, homens honrados e decentes. Pessoas que assumiram posições importantes na saúde da cidade para o bem do cidadão. Todos devemos respeitar e ajudá-los, esse é o dever de um cidadão de bem. Críticas são bem-vindas sempre, sobretudo quando emitidas por pessoas tecnicamente capazes. Críticas sem fundamentação são agressões e Cabo Frio não precisa mais disso. Permitam que essas pessoas que entendem de saúde trabalhem por vocês, não façam "politicagem" , exerçam política. Reflitam e dêem um passo maior em suas dignidades e amadureçam a cidadania. Assim um povo faz sua história de evolução.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Críticas são bem vindas???? kkkkkkk faça-me rir pela manhã! Não consegue receber uma reportagem que diz respeito a problemas pertinentes. Imagina se eu resolver fazer plantão na porta da UPA para realmente divulgar tudo que acontece. Fala sério. Essa mania horrorosa dos alairistas de tentar desqualificar as denuncias é ridículo e ultrapassado. Fala sério. Competência aqui, tem demais. Vide Estadão, O Globo, O Dia, G1 entre outros. Todos buscam informação aqui sobre a Reg Lagos. E do jeito que você agiu, me deu uma vontade de ir à UPA dar voz ao povo, vamos ver ser você suporta.Duvido! Os cães ladrão e a caravana passa.

      Excluir
    2. Renata, este é o comportamento que "antes era pedra e, agora é vidraça". Não se está dizendo das competências e das integridades das pessoas.Fala-se de 1 serviço que todos nós sabemos - principalmente daqueles que necessitam, da ineficiência do mesmo.
      O nosso atual Prefeito, em várias entrevistas, disse que a UPA - daqui do Parque Burle,será devolvida, pois ele pretende reabrir o antigo PU.
      Tecnicamente os Técnicos da Saúde disseram a ele, que o melhor seria mantê-la e desafogar o futuro PU? O nosso Prefeito, todos nós sabemos, que tem por visão megalomaníaca. Só é bom o que ele faz.Dos outros: José Bonifácio, Ivo Saldanha, Hermes Barcelo, são coisas ultrapassadas. Para exemplificá-lo: lembrá da inauguração da atual sede da Prefeitura -que até a presente data, consta como Praça no RGI, o que ele disse do "elefante branco do centrinho erguido por José Bonifácio" .Hoje funciona o CEFET. Se ele o fizesse, seria a maior obra do interior do Estado.Ele não fala NÓS (Equipe), fala (EU).Líder não trata desta forma. Se eu puder aconselha uma boa leitura de gestão, ética e liderança, vai aqui: Qual é a tua obra, de Mário Sérgio Cortella - Teólogo Católico, Filósofo e Doutor em Educação (Sucessor de Paulo Freire em SP).

      Excluir
    3. Renata, e eu estou rindo na hora do almoço.KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
      Olha o discurso analgésico do anônimo. Da uma anestesia para enganar. Fala sério!
      È sempre assim: o deles são criticas os dos outros é: "constragimentos e denegrindo a imagem". Eu heim?
      Dá IBOPE Não Renata!

      Excluir
  6. Na quinta feira minha mãe estava passando mal, dor no corpo, diarreia, febre, falta de ar entre outras coisas que ela estava sentindo...
    Fomos no UPA depois de 3 horas de espera, as salas todas apagadas, com apenas 1 medico de plantão e ainda cheirando a fralda de tão novinho, e foi na "quinta feira"...
    Depois de tanta espera, ela com muita dor, foi atendida para ele passar um Rx para ela fazer que tambem demorou horrores, por que assim dito por ele "o cara do RX" estava fazendo xixi...
    Quando voltamos para ostra o Rx, Ja nem tinha medico mais, simplesmente sumiu, depois de horas de lanche ele voltou, diagnosticou flocos no pulmão da minha mãe, assim passou cravulin e nos mandou embora...
    Nem a dor que ela estava sentindo ele foi capaz de passar um remedio para aliviar...
    Hoje estamos em casa ela tomando o medicamento que não esta fazendo efeito nenhum, e ela continua com as dores...
    Esse e o UPA maravilhoso que vocês dizem??
    Gente para de tapar o sol com a peneira se esta errado vamos falar, vamos comunicar, pois quem tem dinehiro ta no particular, não vai pro Upa não...

    ResponderExcluir
  7. Tomei um grande susto neste momento, apareceu na reportagem da RECORD (sobre um cão na UPA de Cabo Frio), uma tal de Alexandra Codeço (candidata a vereadora 2012 não eleita), como DIRETORA da UPA. Rapidamente comecei a perquisar na net, pois se isso fosse verdade, aí sim, o CASO estaria perdido.
    "Que o SENHOR nos livre dessa corja" AMÉM!

    ResponderExcluir
  8. Pois é... mas hoje dia 07/03/2013 continua sem médicos. Dezenas de pacientes e apenas um médico!! A atendente me informou que o tempo de espera é de 8 a 10 horas!!! UM TORAL DESRESPEITO AO SER HUMANO!! ABSURDO ABSURDO!!!!

    ResponderExcluir