quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Ambientalistas denunciam pesca predatória em Cabo Frio

foto: Ondas do Peró



Paulo Roberto Araújo

Pescadores artesanais, ambientalistas e turistas voltaram a denunciar, nesta quarta-feira, a pesca predatória na área marinha do Parque Estadual da Costa do Sol, em Cabo Frio. Cinco barcos atuneiros estão pescando sardinha (usada como isca)  e jogando óleo no mar desde sexta-feira na enseada da Praia do Peró, a poucos metros da areia, junto ao Morro do Vigia, que divide o Peró da Praia das Conchas. Segundo donos de quiosques da Praia do Peró, manchas de óleo já podem ser vistas na areia. 

A ação dos atuneiros acontece a poucos metros da Praia das Conchas, onde biólogos descobriram várias espécies raras de animais marinhos. A pesca de arrasto está sendo feita em área de preservação ambiental, mas nenhum fiscais apareceu, por terra ou mar, para reprimir a infração. Foram anotados os nomes de três dos cinco barcos, todos de Santa Catarina: Gavião Pescador I, Alalunga 4 e Europa.
crianças nadam próximo


-- Estamos presenciando um crime ambiental e não temos a quem recorrer para denunciar. Como há fartura de peixes e a enseada é abrigada pelo Morro do Vigia, que é uma espécie de ilha que protege os barcos do vento Sudoeste, os atuneiros de outros estados passaram a pescar aqui na nossa vista – lamentou a comerciante Tamires de Oliveira.
O chefe do Parque Estadual da Costa do Sol (PECS), Sérgio Ricardo Rocha Soares, disse que o Inea não pode reprimir as embarcações porque ainda não foi concluído o plano de manejo do PECS, no qual a área marinha será anexada ao parque.

-- Somente depois disso teremos poder de atuar. O assunto está em discussão na Câmara Temática de Zoneamento do Parque e por isso, infelizmente, não temos poder para atuar. Não resta dúvida de que a atividade é péssima para o litoral porque a pesca de arrasto dizima os criadouros de peixes – disse Sérgio Ricardo.

Um dos integrantes do Ondas do Peró, formado por surfistas, ambientalistas e moradores, Marcelo Valente disse que desde sábado está recebendo denúncias e fotografias feitas por banhistas indignados com a presença dos atuneiros na enseada:

-- Eles mandaram fotografias dos barcos e do óleo na areia. O óleo só pode vir das embarcações, não há dúvidas. Estão pescando sardinha, apesar de estarmos na época do defeso – lamentou.

O chefe do PECS disse que, embora não tenha poder de polícia para atuar, vai encaminhar a denúncia à Capitania dos Portos que, segundo ele, é responsável pela fiscalização marítima. Na última denúncia feita à Marinha, a Capitania dos Portos do Rio de Janeiro informou, através de nota, que os nomes das embarcações infratoras foram encaminhadas ao Ibama e ao Ministério da Pesca que, segundo a Capitania, é que têm a responsabilidade de reprimir a pesca predatória. um dos atuneiros é o Gavião Pescador I, de Florianópolis (Santa Catarina)

2 comentários:

  1. Algo tem realmente que ser feito contra essas embarcaçoes de grande porte que vem do sul do pais, pegam toneladas de pescado, provocando uma degaradaçao ambiental, e não contribuem em nada para a pesca local , nem para o comercio da cidade, já que a descarra desse peixe vai direto para Santa Cartarina. Essas embarcaçoes são muito bem equipadas com poderosos sonares que localizam um cardume de peixe com grande distancia. Para os barcos locais de pequeno e medio porte não sobra muita coisa depos da passagem de um barco do sul. CADÊ O IBAMA DE CABO FRIO?????

    ResponderExcluir
  2. Amigo! o Abandono por parte do IBAMA também pode ser observado em Tamoios no 2º Distrito de Cabo Frio, só que ali são os pescadores da localidade que saem do rio são João e adentram no mar para pescar. Só que alguns destes pescadores passam redes de malha fina a 50 metros da praia nos bancos de areia a de 2 metros de profundidade, pescam peixes pequenos e os que não interessa ao recolher as redes jogam no mar, sem contar com as redes de espera que colocam a 100 metros de um dia para o outro e ao recolher as tartarugas que agarraram nas redes morrem e são jogadas no mar indo parar na areia. TAMOIOS PEDE SOCORRO...

    ResponderExcluir