sexta-feira, 9 de novembro de 2012

No segundo dia do Festival Brasileiro de Publicidade 2012 a criatividade foi o tema principal




O segundo dia do Festival Brasileiro de Publicidade 2012, organizado pela Associação Brasileira de Propaganda/ ABP, que acontece em Búzios, contou com a presença de cerca de 300 participantes. A primeira palestra foi dos sócios da agência de vídeo VBrand, Hugo Godinho e Fernanda Menegotto, que falaram sobre a importância de se contar as histórias das marcas através de vídeo. "Até 2015 todo o consumo de conteúdo online vai ser em vídeo", indica Fernanda. Já Hugo destacou a importância da parceria entre a VBrand com a produtora de vídeo do Google no Reino Unido. "A VBrand desenvolveu um modelo criativo e engajador de contar as histórias das marcas através desta parceria", afirma Hugo.

Na sequência, Rafael Sampaio, VP da Associação Brasileira de Anunciantes / ABA, destacou que o Brasil esbarra por um processo importante entre a velha e a nova forma de se fazer a publicidade. "Temos que acelerar o processo de aprendizagem e sermos bons em todas as mídias para não ficarmos para trás", enfatiza Rafael.

O VP da Nextel, Gustavo Diament, falou sobre criatividade. Segundo ele, é preciso ser ousado e fazer o diferente para chegar ao sucesso esperado. Gustavo frisou que a web fez com que a inovação e a criatividade não precisassem mais bater na porta da casa de ninguém e que, por isso, o processo criativo enfraqueceu. "É preciso ter humildade para aprender o novo.  E coragem e generosidade para dividir o aprendizado", enfatiza o VP da empresa que tem 40% do seu valor na marca e, portanto, aposta na criatividade. "A média de outros países não ultrapassa 15%", conclui Gustavo.

A quarta e última palestra foi com a diretora de Marketing do Rock in Rio, Ágatha  Areas. Ela ressaltou a  importância em se investir em pesquisa de mercado antes de desenvolver ou ampliar uma marca. "Muitas vezes o avanço não está preparado para o local que vai recebê-lo", afirma Ágatha ao explicar o porquê de ter sido Lisboa o primeiro desembarque do Rock in Rio fora do Brasil. Para ela, Lisboa era um mercado com muita receptividade e proximidade, já que também falam português. Outro motivo que ajudou a fortalecer a escolha foi a  aproximação do prefeito da capital portuguesa, que teve muito interesse em ter o festival na cidade. O prefeito de Lisboa acompanhou os sete dias do festival aqui no Brasil, em 2001, e quis levá-lo para lá. "Sem o apoio do governo, um festival do porte do Rock in Rio não acontece", afirma a diretora de marketing.

O Festival conta a presença de 200 publicitários, reunindo os mais importantes nomes da propaganda nacional e 68 jurados, para avaliar os 800 projetos inscritos em oito categorias: Filme, Mídia Impressa, Mídia Exterior/Mobiliário Urbano, Rádio, Digital, Case de Comunicação Integrada, Marketing promocional e Design.


PROGRAMAÇÃO FESTIVAL BRASILEIRO DE PUBLICIDADE - 2012

Primeiro dia - 8/11 (Quinta-feira)
20hrs - Coquetel de Boas Vindas aos Jurados

Segundo dia - 09/11 (Sexta-feira)

Hotel Ferradura Resort

Rua O Lote 4 - Condomínio Atlântico
Praia da Ferradura - Búzios
09:00h - 10:00h: Credenciamento dos Participantes

 

PROGRAMA DE PALESTRAS

o     Moderadora: Flávia Flamínio
o     Debatedor: Sergio Azevedo

 

Palestra 1
o 10:00h - 10:45h: Hugo Godinho(Sócio e CEO Vbrand In Press Porter Novelli)
o Fernanda Menegotto(Sócia e Diretora Executiva Vbrand In Press Porter Novelli)

o 10:45h - 11:00h: Perguntas e Respostas

·11:00h - 12:00h Rolo de Cannes 2012

o 12:00h - 13:00h - Almoço Livre

Palestra 2
o 13:00h - 13:45h: Guilherme Jahara (Diretor de Criação da Leo Burnett Tailor Made)
o Tema: "Case E. Clube Vitória"

o 13:45h - 14:00h: Perguntas e Respostas

Palestra 3
o 14:00h - 14:45h: João Ciaco (Diretor de Publicidade e Mkt América Latina da Fiat e Presidente ABA Nacional)

o 14:45h - 15:00h: Perguntas e Respostas

Palestra 4
o 15:00h - 15:45h: Gustavo Diament (VP Marketing Nextel)

o 15:45h - 16:00h: Perguntas e Respostas

o 16:00h - 16:30h: COFFEE BREAK

Palestra 5
o 16:30h - 17:15h: Agatha Areas (Diretora de Marketing Rock in Rio)

o 17:15h - 17:30h: Perguntas e Respostas


Terceiro dia - 10/11 (Sábado)

 

·           09:00h - 10:00h: Credenciamento dos Participantes
·           10:00h - 12:00h: Exibição do Short List Filmes e Exposição Short List
Mídia Impressa, Mídia Exterior e Mobiliário Urbano
Aberta a Votação dos Prêmios Especiais
Encerramento da Votação dos Prêmios Especiais 
·         12:00h - 13:00h: ALMOÇO LIVRE

PROGRAMA DE PALESTRAS

·         Moderadora: Flávia Flamínio

·         13:00h - 14:30h Rolo de Cannes 2012

 

Palestra 6
o 13:00h - 13:45h: Arthur Ferreira Jr.(Coordenador de Promoções da Petrobras)
o Tema: Beyond The Line: Integração e Inovação em Publicidade e Promoções.

o 13:45h - 14:00h: Perguntas e Respostas


Palestra 7
o 14:00h - 14:45h: Marco Martins (Diretor de Arte Wieden + Kennedy) e Adriano Matos (Redator Wieden + Kennedy)
o Tema: W+K: 2 anos de São Paulo

o 14:45h - 15:00h: Perguntas e Respostas


o 15:00h - 15:30h COFFEE BREAK

Palestra 8
o 15:30h - 16:15h: Ana Erthal(Professora de Graduação e Pós-Graduação de Novas Tecnologias da Comunicação na ESPM )
·         Tema: Entretenimento Digital
·          
o 16:15h - 16:30h: Perguntas e Respostas


o 21:00h: Festa de Premiação no Hotel Ferradura Resort
o 23:00h: Festa de Encerramento na Boate Privilége

A organização do evento informa que este programa está sujeito a modificações de palestrantes e horários. Informações mais atualizadas através do endereço www.festivalabp.com.br.


Lista de jurados

A ABP conta mais uma vez com um juri de peso para o Festival. Profissionais de renome no mercado, os jurados avaliarão as peças que concorrerão nas categorias Filme, Mídia Impressa, Mídia Exterior/ Mobiliário Urbano, Rádio, Digital, Case de Comunicação Integrada, Marketing Promocional e Design. São eles:

Filme
Adilson Xavier
Adriano Matos (Wieden+Kennedy)
Alexandre Popoviski (Talent)
André Lima (NBS)
Cássio Moron (Loducca)
Cesar Herszkowicz (Lew Lara/TBWA)
Felipe Rodrigues (Giovanni+DraftFCB)
José Henrique Borghi (Borghi/Lowe)
Luciano Lincoln (DM9DDB)
Marco Giannelli (AlmapBBDO)


Mídia Impressa
Álvaro Rodrigues (DM9 Rio)
Diogo Mello (Fischer&Friends)
Eduardo Almeida (Quê Comunicação)
Fábio Meneghini (W/McCann)
Fábio Saboya (Loducca)
Fernando Nobre (Borghi/Lowe)
Filipe Raposo (DPZ)
Kevin Zung (Publicis)
Marco Martins (Wieden + Kennedy)
Rodolfo Sampaio (Moma Propaganda)


Mídia Exterior/ Mobiliário Urbano
Ângela Bassichetti (JWT)
Celso Alfieri (Grey 141)
José Guilherme Vereza (11:21 Simplicidade Criativa)
João Santos (Giacometti)
Luís Claudio Salvestroni (Agência 3)
Luiz Lobo (Full Jazz)
Maurício Marquez (Fullpack)
Renato Cavalher (OpusMúltipla)
Sthefan Ko (Fischer&Friends)


Rádio
Alexandre Fernandes (Ogilvy)
Antônio Carlos Accioly (Margarida Filmes)
Dudu Lopes (Silence)
Lula Vieira (Ediouro)
Orlei Gonçalves "Passarinho" (Nova Onda)
Paulo Castro (Staff de Comunicação)
Ricardo Real (Script)
Roberto Vilhena (Artplan)


Digital
Eduardo Battiston (AgênciaClick)
Enoch Lam (JWT)
Felipe Barreto (Casa Digital)
Henrique Carvalho (Unlike)
Ludwig Goulart (N.Labs)
Marcos Pedrosa (CGCOM)
Murilo Melo (Leo Burnett Tailor Made)
Roberto Fabri (iThink)
Rogério Martins (Ogilvy)
Rubens Casanova (Bullet)


Case de Comunicação Integrada
Adriana Souza (Infoglobo)
Agatha Areas (Rock World)
Armando Strozenberg (Havas Worldwide)
Flávio Medeiros (Heads Propaganda)
Guilherme Jahara (Leo Burnett Tailor Made)
Gustavo Oliveira (Giovanni+DraftFCB)
Marcelo Giannini (Loja Comunicação)
Márcio Borges (W/McCann)
Mauro Madruga (Unimed Rio)


Marketing Promocional
Gaetano Lops (AlmapBBDO)
Gilberto Strunk (Dia Comunicação)
Kito Mansano (Presidente da AMPRO Nacional e da Rock Comunicação)
Rafael Liporace (Biruta)
Tony Coelho (Diretor Regional da AMPRO e da Integra Comunicação)


Design
Adalberto Bogsan
Carlos Eduardo Scheliga (ADP - Assoc. dos Designers de Produto/Questto|Nó)
Cláudia Salto (Criacittá Marketing Cenográfico)
Isabela Vecci (Isabela Vecci Design)
Ivo Pons (Associação Design Possível)
Levi Girardi (Questt|Nó)
Marisa Ota (Paralela Gift/Ota Design)

Nenhum comentário:

Postar um comentário