segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Lancha atropela guarda-vidas deixando gravemente ferido, em praia de Cabo Frio

Foto: Revista Cabo Frio


Um guarda-vidas ficou gravemente ferido na tarde deste domingo (18), na praia do Forte, em Cabo Frio.  Eduardo Moreno Macedo Guimarães, de 32 anos, teria entrado na água por volta das 14h50 para ver as condições do mar, quando a lancha teria passado por cima do soldado. A hélice da embarcação o feriu gravemente, fazendo um corte profundo em um dos braços.
Segundo o capitão da Capitania dos Portos de Cabo Frio, Bruno dos Santos, a embarcação e o condutor estão com a documentação em dia. A lancha estaria dentro do espaço de distância da orla da praia, de duas raias, que é determinação da capitania. Ainda segundo o capitão, a embarcação estava com todos os equipamentos necessários, inclusive, o protetor da hélice. A lancha está na Capitania dos Portos da cidade, enquanto o caso é investigado.
Posto onde Moreno trabalha
Eduardo foi transferido de helicóptero para o Hospital Estadual Pereira Nunes, em Saracuruna, Duque de Caxias, no Rio de Janeiro. O hospital ainda não passou informações sobre o estado de saúde. O caso foi registrado na Delegacia de Cabo Frio. A imprensa tentou ouvir o condutor Marcelo Carvalho, mas ele está sob efeitos de remédios e prefere não se pronunciar, por enquanto.
Fonte: http://g1.globo.com/rj/serra-lagos-norte/noticia/2012/11/lancha-deixa-guarda-vidas-ferido-gravemente-em-praia-de-cabo-frio.html

15 comentários:

  1. ESTE ACIDENTE É APENAS UMA AMOSTRAGEM DE UMA POSSIVEL TRAGEDIA, QUE AINDA ESTA POR VIR. SÃO LANCHAS, JET SKY, BANANAS, QUE INVADEM A AREA DE BANHISTAS, NAS PRAIAS DE CABO FRIO, PRINCIPALMENTE NA ILHA DO JAPONES, AQUELASE CRIANÇAS ALI TOMANDO BANHO NA LAGOA E OS JET SKY ENTRAM COM TODA A VELOCIDADE. O QUE FAZ A CAPITANIA DOS PORTOS, PARA COIBIR? ABSOLUTAMENTE NADA, BASTA VER AQUELE MONTE DE EMBARCAÇÃO EM SUAS AMARRAS NO MEIO DO CANAL DO ITAJURU... CAPITANIA, VAMOS TRABALHAR?

    ResponderExcluir
  2. Eu estava lá e vi por varias vezes essa embarcação que puxava a banana, ela ia na arrebentaçao proximo aos banhistas e quando a onda vinha a embarcação quase virava. Ele pode estar até com a documentação certa, mas não prestou socorro, estava menos de 200 mts exigido por lei, pra mim isso foi um crime e precisa ser apurado!

    ResponderExcluir
  3. Eu já estou falando isto há 2 anos... Vai ser preciso acontecer um acidente pra que alguém tome uma rovidência???
    Lá no cantinho do forte são os jet sky que ainda vão causar uma morte!!! eles veem até a areia... fui reclamar com a guarda marítima e me informaram que era uma nova modalidadee de entretenimento para os turistas e que estava autorizado pela secretaria de turismo, pela guarda municipal (que novidade, né??? o chefe deve estar recebendo algum dos concessionários), bombeiros e marinha... ninguém quiz me dar entrevista ... mas autorizaramm!!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "O ônus da prova cabe a quem acusa".Vez por outra temos que reparar, que o Judiciário, está repleto de Processos, que a meu vê, são desnecessários, pois pelo nosso "rompante" achamos que as Instituições são iguais. Para o caso da Marinha, existe o Ministério Público Militar. Quem é 'o chefe que DEVE estar recebendo".Ele tem nome? É assim que se procede comunicação. Vamos deixar de "axódromos".

      Excluir
  4. Voces estão exigindo que a raposa cuide do galinheiro! A Capitania dos Portos é o orgão mais arcaico, incompetente e corrupto desse país! A capitania criou esse absurdo"protetor de hélice" como se isso fosse salvar as vitimas que ela não tem condições de salvar! A capitania cria a todo momento "normativos" e burocracia para organizar um setor que ela mesma esculhamba pela prepotencia e corrupção dos seus membros. Se vê que a marinha tem equipamentos caríssimos e um pessoal truculento, sem o menor respeito pela população "civil".
    A marinha não quer e não deve mesmo trabalhar com policiamento marítimo.
    Seria mais barato, mais respeitoso com o contribuinte e muitíssimo mais eficiente, criar um orgão específico para o policiamento marítimo.

    ResponderExcluir
  5. (administrador) Segundo informações das pessoas que acompanhava o evento do campeonato de surf, a mesma lancha vinha atrapalhando os surfistas no dia anterior, quem é cabofriense e conhece as historias das Banana Boat sabe que nem sempre os condutores respeitam os banhistas e se tinha um evento como esse, por que permitiram essa embarcação nesta area.

    ResponderExcluir
  6. Por várias vezes vi essa mesma lancha colocar as suas boias por ali numa área onde os surfistas e banhistas frequentam. Como é que pode embarcações de qualquer porte transitar no mesmo local de pessoas e ainda por cima com permissão da Capitania dos Portos? Essa lancha tinha que ter passado por cima da cabeça deste Capitão, ou do Prefeito pra ver se eles assim acabam com com isso..

    ResponderExcluir
  7. Eta terrinha sem lei!!!!Uma vergonha nacional!!!

    ResponderExcluir
  8. copiado do facebook: Hoje meu brother soldado bombeiro Eduardo Moreno, uma cara gente boa e totalmente roots, estando no seu dever de salvar vidas na praia do Forte em Cabo Frio teve seu braço dilacerado pelo motor de uma lancha que desde sábado trafegava irresponsavelmente entre banhistas e surfistas puxando uma banana, a mesma foi insistentemente avisada pela locução do campeonato da presença de atletas e banhistas na área mas a despeito de tudo continuava trafegando em alta velocidade e saltando as ondas muito próximo as pessoas no local. No dia de hoje um profissional capacitado a salvar vidas foi atropelado pela mesma em um local onde a água não ultrapassava os seus ombros enquanto retirava uma boia. O barqueiro em todas as vezes que foi alertado proferiu xingamentos contra aqueles que tentavam alerta-lo, não tomando o ,menor cuidado com as pessoas que o cercavam. Essa é uma situação já anunciada numa praia onde lanchas e jetskis navegam em alta velocidade muito próximo a área de surfistas e banhistas colocando a sua segurança em risco pelo prazer de saltar as ondas com seus veículos. Onde está a Capitania dos Portos que deveria ser o orgão regularizador e fiscalizador desse tipo de transporte? Ainda não chegamos no verão onde milhares de pessoas povoarão nossas praias colocando em risco as própias vidas. Fica aqui minha indignação com o acontecido e o desejo de pronta recuperação do Moreno..

    ResponderExcluir
  9. Lamentável este caso. Difícil dar uma opinião sobre o assunto, mas fica a reflexão para nossas autoridades responsáveis por tal fiscalização.

    Concordo que esta opção de lazer é já "tradicional" em nossa região, porém fica a dica de delimitação de uma área especifica para tais passeios, pois geralmente colocam o ponto de enbarque e desembarque nos pontos de muita freqüência de banhista, pois querem aproveitar o lado comercial da coisa e aproveitar o grande fluxo de turista, porém o caso mostra que se um bombeiro salva vida foi acidentado, imagine o que pode acontecer com um banhista comum com menas experiência e preparo.

    Deixo a dica para comentários e reflexões. Se possível um posicionamento dos órgãos competentes

    ResponderExcluir
  10. Infelizmente esse fato teve que ocorrer para que pudesse ser visto a periculosidade de tal atividade nos locais de praia com grande fluxo de banhistas.

    Acho que há a necessidade de se cobrar do Município, Capitania dos Portos e órgãos competentes um direcionamento em relação a atividade, pois a mesma é puramente comercial, então deveria ter um local especifico para tal. Que os interessados em explorar esse ramo, que fizessem propaganda e atraíssem o público interessado para o local em que estivessem exercendo a atividade, podendo assim oferecer mais conforto e segurança a todos, como ocorre com qualquer outra atividade. Pois é inconcebível expor a população, turistas e até os próprios guarda vidas a esse risco desnecessário por uma atividade unicamente comercial, além do espaço físico tomado na areia da praia para a estrutura da atividade.

    Que essa fatalidade não passe em vão e sirva pelo menos para uma regulamentação, organização, rígida fiscalização e controle da atividade, pois os riscos eminentes dela são grandes e muitas vezes fatais.

    ResponderExcluir
  11. SEM PALAVRAS....INDIGNADO!!!!!!

    ResponderExcluir
  12. Esse rapaz, foi um heroi e deus estava com ele, pois as bestreiras que o condutor estava fazendo era para ele estar morto!

    ResponderExcluir
  13. dizem que é bombeiro tbm o cara que atropelou será?

    ResponderExcluir