quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Subsecretário de Turismo do estado analisa importância da Expo Hotel em Búzios




 Subsecretário de Turismo do Estado e vice-presidente da Turisrio, Nauro Grels, que abriu nesta segunda-feira a Expo Hotel em Búzios, considerou da maior importância para o fortalecimento do turismo nacional, a feira que acontece pela terceira vez consecutiva na península.

Nomeado há uma semana pelo secretário de Turismo do Estado do Rio de Janeiro, Ronald Ázaro, ele concedeu uma entrevista exclusiva para o Comunica Búzios, analisando a importância do evento e papel de Búzios no contexto do turismo nacional, parabenizando a iniciativa que tem o apoio da secretaria Municipal de Turismo. 

Comunica Búzios – Qual a importância de um evento como esse, em Búzios, para o turismo no estado?
  Nauro Grehs – Queremos um turismo que crie mecanismos de sustentabilidade para as regiões e, ao mesmo tempo, melhore as condições de vida dos moradores.  Um evento assim não é bom só para o turismo, mas para a população local, porque promove a integração dos hoteleiros com os fornecedores, e aproxima o povo que passa a conhecer como o processo funciona.
Comunica Búzios – O que o sr. achou da proposta desta terceira edição?
  Nauro Grehs – Muito boa, principalmente pela qualidade das palestras que já foram ministradas ontem e continuam hoje, promovendo a qualificação da classe. Eu sou hoteleiro, vindo do interior, e sei o quanto é importante principalmente para o pequeno hoteleiro ter acesso a informações de como dirigir seu negócio.  O pequeno dono de hotel ou pousada geralmente “nada” em todas as águas, ele precisa entender de administração, finanças, de turismo, de recursos humanos, porque sem isso, se torna frágil...
Comunica Búzios - O sr. também é professor de Turismo e vice presidente da Turisrio. De que forma o sr. vê o potencial de Búzios hoje?
  Nauro Grehs – Búzios é um portal para o turismo internacional no interior do Estado e tem sabido aproveitar isso bem. Um evento como esse aqui, por exemplo, cria um atrativo especial e fortalece a logística em que acreditamos que é a da não concorrência entre hoteleiros ou fornecedores, mas de parcerias para o bem comum. Quando se fortalece uma região, todo o Estado ganha com isso, porque aumenta a vinda de turistas internacionais. Foi muito bom ver na abertura secretários, prefeitos e hoteleiros de vários municípios aqui, juntos, aproveitando o conhecimento ministrado.
Comunica Búzios – Na prática uma feira funciona como para o projeto do Estado?
  Nauro Grehs –  Em primeiro lugar, traz o fornecedor para perto do hoteleiro. Ao invés deste ir a São Paulo e outros grandes centros para se atualizar e comprar material, eles tem isso aqui. Segundo, que os fornecedores do entorno também são beneficiados, porque podem expor suas mercadorias e disputam espaço lado a lado com empresas de fora; terceiro que os hoteleiros se aproximam mais da cadeia produtiva do turismo. É um todo.
  Comunica Búzios - A população local ocupa que lugar nesta cadeia produtiva?
  Nauro Grehs – Nós, os turismólogos, costumamos usar uma frase que ouvi a primeira vez acho que na faculdade, que diz:” A cidade só é boa para o turismo, se é boa para a população”. É importante não só falar sobre o turismo, mas mostrar a população que ela é parte disso, e que isso traz recursos e desenvolvimento, traz dinheiro novo para a cidade.  
Comunica Búzios – Que outra vantagem existe em eventos assim para a cidade?
  Nauro Grehs – Já participei destas feiras em vários locais. Não são só os hoteleiros que ganham. Se bem que elas ajudam muito a classe a discutir problemas comuns, porque há soluções que eles conseguem no próprio local, quando discutem o assunto entre eles.  Aqui em Búzios já estamos na 3ª. edição e é sempre depois da terceira que a coisa pega. A primeira feira costuma ser feita na base do amor; a segunda na coragem mesmo; e a terceira é uma arrancada para o projeto se solidificar. Pelo que vi a tendência é a cidade receber melhor os turistas com todo esse conhecimento e material novo a sua disposição. A vantagem é que Búzios cresce tirando vantagem do turismo, sem perder as suas características de interior. A cidade está de parabéns!

Foto: Mariana Bottinelli

Nenhum comentário:

Postar um comentário