Moradores e turistas vão ganhar novos acessos à Praia de Tamoios, no segundo distrito em Cabo Frio. Oito passagens entre os condomínios da região estão sendo liberadas para o trânsito de pedestres e veículos. Cento e vinte casuarinas estão sendo retiradas para abrir os caminhos. O trabalho é realizado pela prefeitura e vão ser feitos oito acessos entre os loteamentos fechados que existem na região.
Os loteamentos fechados e os acessos à praia sempre geraram polêmica no segundo distrito em Cabo Frio; desde 2006 há um processo na Justiça. O Ministério Publico Federal pede o fim das guaritas, cercas, cancelas e portões que, segundo o próprio MP, limitam o livre trânsito em vias públicas. Em setembro de 2011 houve uma decisão liminar da Justiça Federal exigindo a retirada dos obstáculos e exigindo da prefeitura um projeto de urbanização da orla. A associação dos loteamentos recorreu e em junho de 2012 a sentença foi anulada, mas ainda cabe recurso do MP. O presidente da associação de moradores de um dos loteamentos espera que com a abertura das ruas seja o fim das disputas judiciais.
Como compensação ambiental, os dois loteamentos cortados pela rua se comprometeram em fazer dois bosques de 4 mil m² cada um. Ações que devem ser usadas no processo na defesa dos condomínios e da prefeitura.
A Prefeitura de Cabo Frio informou que alguns acessos já foram liberados, mas ainda não há um prazo final para o término de todos os trabalhos. As árvores casuarinas não são nativas da região e tiveram autorização ambiental para serem retiradas.

O lugar me pareceu estar ficando lindo, mas e a segurança? Existe algum projeto da Prefeitura junto com o 25º BPM para segurança dos moradores e turistas do local?
ResponderExcluir