terça-feira, 28 de agosto de 2012

II Literarte de São Pedro da Aldeia será em setembro




O próximo feriadão da Independência em São Pedro da Aldeia promete ser bastante animado! Isso porque a Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria Municipal de Educação, vai realizar a II Literarte – Feira de Literatura e Arte. O evento, que esse ano será ainda maior, acontece entre os dias 04 e 09 de setembro, na Praia do Centro da cidade. O intuito da prefeitura é atrair a população para atividades culturais de forma descontraída e divertida. “Não medimos esforços para beneficiar o cidadão. Queremos proporcionar cultura e lazer durante esse feriadão de forma democrática e, para tal, escolhemos promover o evento na rua e aberto a todos. Aproveitamos que a maioria estará com tempo livre e a cidade estará acolhendo os visitantes para realizarmos a segunda edição do evento que já é esperado e solicitado pelos aldeenses”, explica o prefeito Carlindo Filho.

A abertura oficial da II Literarte está marcada para terça-feira, dia 04, a partir das 19h30min. O primeiro dia de evento será embalado com show musical.

Durante todos os dias a Feira começará já cedo, a partir das 9h da manhã, e segue pela noite. Apenas no domingo, 09, é que o evento abrirá um pouco mais tarde, às 13h, mas também se estende até às 22h. Com uma programação extensa e variada, a II Literarte promete agitar a semana na Aldeia de São Pedro. Para agitar as manhãs e tardes teremos contação de histórias, teatros de bonecos, shows musicais infantis, além de diversas atrações culturais com alunos de várias escolas aldeenses. Já para a noite estão previstas duas palestras por dia, sobre assuntos diversos.

Dentre os palestrantes estão os principais nomes da Literatura Brasileira na atualidade, como o escritor e jornalista Antônio Torres, que foi condecorado pelo governo francês, em 1998, como “Chevalier des Arts et des Lettres”, por seus romances publicados na França e premiado em 2000, com o Prêmio Machado de Assis, da Academia Brasileira de Letras, pelo conjunto de sua obra. Com várias edições no Brasil e traduções em muitos países, Antônio Torres é um dos nomes mais importantes da sua geração.

Outro palestrante bastante esperado pelo público é o autor de literatura juvenil, Pedro Bandeira. Com uma produção de quase 100 títulos, ele e o autor que mais vende obras do gênero no Brasil. Especialista em letramento e técnicas especiais de leitura, profere conferências para professores em todo o Brasil.

Aproveitando o momento cultural, a Secretária de Educação, professora Alanna Frare, fará o lançamento do I Atlas Histórico e Geográfico Escolar do município. O material foi desenvolvido pelos professores e pesquisadores Luiz Guilherme Scaldaferri Moreira, que é Mestre em História Social pela UFRJ, e Maria Catarina da Silva Azevedo, bacharel e licenciada em Geografia pela UFF. Os autores também irão participar do evento para falar de todo o processo de elaboração do Atlas.

            A Secretária acredita que o evento é uma conquista para o município e espera que os próximos gestores assumam o compromisso de proporcionar cultura e lazer aos cidadãos. “Uma cidade que respira cultura tem muito mais chances de crescer e se desenvolver de forma sadia e inteligente. Queremos trazer oportunidades para a população e, por isso, acreditamos que o investimento em eventos culturais, não só para alunos e professores, como para todos os cidadãos aldeenses, é o caminho certo para o progresso”, afirma a professora Alanna Frare que faz o convite: “O evento será uma ótima oportunidade de reunir toda a família. Então, confiram a programação e aproveitem!”.

Um comentário:

  1. Muito interessante esta iniciativa.
    A população deveria aproveitar este evento que é estimulador para a leitura, conhecimento, lazer, e acima de tudo sem pagar nada na entrada...
    Estou aguardando...

    ResponderExcluir