quinta-feira, 16 de agosto de 2012

IDEB de Araruama sobe pelo segundo ano consecutivo




Mais uma vez o município de Araruama se destacou no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), conquistando médias nunca antes registradas na cidade. O resultado, divulgado ontem pelo Ministério da Educação, revela que a qualidade do ensino, em Araruama, vem crescendo desde que o atual Governo Municipal assumiu a administração. Foram dois anos consecutivos de índices crescentes: 4.2 (4º ao 5º ano) em 2009, e agora, 4.5 na mesma categoria do Ideb 2011. Antes, os últimos índices registrados vinham caindo: 3.9 em 2005 e 3.8 em 2007. O levantamento é feito a cada dois anos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.

A pesquisa mostra que as escolas que mais se destacaram, neste segmento, foram: Praça Escola Comandante Sérgio Ribeiro de Vasconcellos, em Praia Seca (média 5.5), Escola Municipal Vereador Moysés Ramalho, em Vila Capri (média 5.2), Escola Municipal Antonio Andrade Müller, no Outeiro (média 5.1) e Escolas Municipais Doutor João Vasconcellos, no Outeiro, e João Brito de Souza, no Jardim São Paulo (média 5.0).

No segmento de 8º ao 9º ano os números também cresceram pelo segundo ano consecutivo: 3.7 em 2009, e 3.9 em 2011. Antes, esses vinham caindo em Araruama, segundo pesquisa do Ministério da Educação: 3.8 em 2005, e 3.5 em 2007. As escolas que mais se destacaram foram Moysés Ramalho (Vila Capri) e Praça Escola (Praia Seca), com média 4.9, e Escola Municipal André Gomes, em Bananeiras, com média 4,1.

- O investimento em educação sempre foi uma de nossas principais metas. Desde que assumimos o governo, temos investido em obras de reforma e ampliação de nossas escolas, para que elas tenham espaços mais confortáveis e ofereçam melhores condições de aprendizado aos nossos alunos. Também temos investido, constantemente, na capacitação dos nossos professores. E a maior prova de que estamos fazendo a coisa certa é o resultado da André Gomes. Ano passado a escola foi interditada porque sua estrutura estava precária e necessitando de reforma urgente. Os alunos foram transferidos para a quadra da Igreja Católica de Bananeiras, e mesmo assim, tiveram, um excelente desempenho nesta avaliação graças à capacitação dos nossos professores. Agora, num prédio 100% novo, mais amplo, com todas as condições para um bom estudo, tenho certeza que ano que vem, quando será feita a nova avaliação, não só a André Gomes, mas todas as demais escolas na rede municipal, terão um resultado ainda melhor – comentou a secretária de Educação, Vera Maria Pinto de Figueiredo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário