As fazendas marinhas de José Gonçalves e da Rasa, em Búzios receberam nesta quarta-feira (07) 20 mil sementes de vieira (coquilles Sant Jaques) para engorda. Vinte famílias de pescadores e maricultores que fazem parte do projeto de maricultura serão beneficiadas.
Após cerca de seis meses, as sementes de coquilles Saint-Jacques, um marisco de alto valor comercial também conhecido como Vieira, já atingem o tamanho de 6cm, e em breve estarão prontas para comercialização.
Levadas para o Long Line de 50 metros de extensão, as sementes foram acomodadas em dez lanternas com cinco pisos cada uma.
O sistema de criação do tipo “long-line,” consiste na engorda destas espécies em cordas ou lanternas fixadas a cabos, com flutuadores, onde se desenvolvem até alcançar o tamanho comercial.
Para a secretária de Meio Ambiente e Pesca Adriana Saad quem ganha com o cultivo do molusco são os consumidores da iguaria, que em pouco tempo terão oferta de pescado de alta qualidade.
O projeto de maricultura foi lançado em Búzios em junho de 2009 e vem sendo realizado com sucesso através da parceria estabelecida entre prefeitura, Fiperj e pescadores. O objetivo principal é gerar renda para pescadores e maricultores, fomentar o cooperativismo e preservar a pesca artesanal, agregando valor à cadeia produtiva.
Foto: Ronald Pantoja/CCom.
.jpg)
Nenhum comentário:
Postar um comentário