quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Embarcação é apreendida com cinco toneladas de pescado em Arraial do Cabo





Uma embarcação que fazia pesca irregular em Arraial do Cabo foi apreendida nesta terça-feira (30), com cinco toneladas de pescado. O flagrante foi feito em alto mar.


Os fiscais chegaram na hora em que a tripulação pescava em local proibido. Estava dentro da área da Reserva Extrativista Marinha de Arraial do Cabo (Resex), onde só pescadores artesanais estão autorizados a trabalhar. Foram apreendidas cinco toneladas de pescado. Parte ainda na rede, mas a quantidade maior estava no porão embaixo do gelo, como esses camarões V.G.


O barco é do Rio de Janeiro. Outra irregularidade, já que embarcações de fora não podem ser usadas para pescaria na área de proteção. A operação foi realizada pelo Instituto Chico Mendes (ICM-BIO), em parceira com o Ibama e a Coordenadoria Integrada de Combate aos Crimes Ambientais (Cicca).


O sistema de alerta do ICM-BIO identificou que a embarcação estava há dois dias em atividade na área de reserva. O pescado apreendido, agora, vai ser doado a instituições ligadas ao programa do Governo Federal, "Fome Zero".


Os cinco homens da tripulação foram multados e tiveram que assinar um termo circunstanciado, assumindo o compromisso de se apresentarem quando a justiça solicitar. A embarcação também foi apreendida. O mestre não quis gravar entrevista. Os pescadores locais da Resex acompanharam os trabalhos e reconhecem a importância da fiscalização.


O dono da embarcação foi multado em R$ 340 mil. O valor foi definido com base na quantidade de pescado e pesca dentro da reserva.

Um comentário:

  1. isso é uma covardia, vao procurar bandidos ,ladroes e assassinos deixem trabalhar quem quer , pois esses homens ganham a vida honestamente, passando varios dias em alto mar comendo o pao que o diabo amassou.

    ResponderExcluir