quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Búzios reforça luta por Unidade Básica Amiga da Amamentação





 Será aberta nesta quarta feira, dia 1º de agosto, a Semana Mundial do Aleitamento Materno.  Embora em Búzios a Secretaria de Saúde haja decidido agregar o seu programa oficial da amamentação à Semana da Vigilância Alimentar e Nutricional que acontece em outubro, ainda assim serão realizadas palestras, com painéis e exibição de vídeos sobre o tema, em várias unidades de PPS durante toda esta semana. 

            De acordo com a dra. Jandira Tereza de Souza, independente de datas, todos os postos do município já são incentivados pela secretaria de Saúde a desenvolver projetos comunitários visando conscientizar as mães para a importância do aleitamento, como forma de garantir o desenvolvimento físico e psicológico dos filhos. Prova disso, comentou,  é que em pesquisa realizada há dois anos em parceria com o governo do estado foi registrada em Búzios uma prevalência de 42% de mães fazendo aleitamento exclusivo até os seis meses, índice considerado significativo em relação a anos anteriores. Ela acredita que da pesquisa para cá, esse índice já cresceu  em razão do trabalho de conscientização que vem sendo feito.
                              A novidade, segundo informou, é que a GPS - a Gerência de Programa de Saúde está lutando para transformar os atuais PSF – Postos de Saúde Familiar, em unidades da IUBAAN – Iniciativa Unidade Básica Amiga da Amamentação, o que deverá tornar Búzios uma referência no assunto amamentação para todo o Brasil. Segundo a Dra. Tetê por enquanto ainda há muito a ser feito, como a adequação das unidades e formação de equipes especializadas que se revezem no setor, como determina a OMS.

            - Mas é líquido e certo que a Iniciativa Unidade Básica Amiga da Amamentação vem para o município. Estamos trabalhando para isso. É só uma questão de tempo, pois vamos cumprir as regras – concluiu.

                  No Brasil a Semana Mundial do Aleitamento Materno é coordenada pela Organização Mundial de Saúde desde 1999, com objetivo de promover as metas da “Declaração de Innocenti”, firmada entre 120 países, cujo objetivo é implantar "10 passos para o sucesso da amamentação" em todas as maternidades; proteger a mulher que amamenta no trabalho; e conscientizar sobre o Código Internacional de Comercialização dos Substitutos do Leite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário