quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Búzios é destaque no Programa de Apoio aos Hospitais do Interior do Governo do Estado



    

O município de Búzios recebeu este ano todos os incentivos possíveis previstos dentro do Programa de Apoio aos Hospitais do Interior (PAHI) e já está se capacitando para cumprir outras metas estabelecidas pelo governo do estado, a fim de garantir a verba do programa para 2014. Pelos olhos do Estado, Búzios é o município mais bem visto na região na aplicação de recursos do PHAI.


            A afirmação foi feita pela assessora da secretaria de Saúde da cidade para assuntos técnicos junto ao governo estadual e federal, dra. Luzia Andrade, ao comentar a visita de Luciana Peixoto de Souza Pinto, representante do programa nesta terça feira ao Hospital Municipal Dr Rodolpho Perisse, que parabenizou a direção pelo atendimento às regrasestabelecidas pelo programa.


           Segundo Luzia Andrade, Búzios tem sido referenciada em várias palestras promovidas pela Secretaria Estadual de Saúde sobre a forma como vem conseguindo fazer o entrosamento entre as suas unidades de atenção básica (médico de família) e o hospital Dr Rodolpho Perisse, motivo pelo qual aquela secretaria recebeu, este ano, a verba de 115 mil reais do PAHI para investimentos na infraestrutura daquela unidade hospitalar. 

           

            O programa é voltado para municípios com menos de 110 mil habitantes, mas para receber os recursos, este deve cumprir algumas premissas e melhorar o desempenho em indicadores previamente selecionados. O Estado classifica o hospital de acordo com itens como especialidade, número de leitos e atendimento a pacientes de cidades vizinhas. O repasse é feito de acordo com a pontuação atingida. A verba tem de ser usada para o custeio da unidade, sendo que 10% devem ser investidos na qualificação dos profissionais. Tudo é feito com base em pré-requisitos, voltados principalmente à atenção básica. O programa também busca incentivar a adesão ao Pacto pela Saúde , com o trabalho de humanização do atendimento ao Sus.


            - Todos os nossos indicadores de saúde são muito bem vistos. Graças ao trabalho desenvolvido também no Núcleo de Apoio à Saúde da Família – NASF, é que foi possível chegarmos a esse ponto. Se recebemos elogios e os recursos estão vindo é porque estamos cumprindo o que nos é exigido - comentou, explicando que a verba é utilizada na compra de materiais e no treinamento da equipe.


            De acordo com a diretora do hospital, dra. Jandira Tereza de Souza, Tetê, a exemplo da visita realizada no mês passado, esta foi  bastante tranquila, tendo a técnica Luciana Peixoto saído satisfeita, por exemplo, com o cumprimento de metas como a implantação de comissões internas de Ética e de Controle de Infecção Hospitalar e o funcionamento do programa de coleta de resíduos da unidade.


            - Para felicidade de toda a equipe ela considerou o nosso hospital com top de linha na região e saiu daqui nos dando os parabéns – comentou. A próxima visita para acompanhamento das metas está marcada para outubro.


          

Fotos: Ronald Pantoja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário