A abertura oficial da 59ª edição do Congresso Europeu de Cariologia, o ORCA 2012, aconteceu nesta manhã, no Museu de Arte Religiosa e Tradicional de Cabo Frio. A cerimônia contou com a presença do Secretário de Turismo de Cabo Frio, Paulo Massa, representando o Prefeito Marcos da Rocha Mendes; do Prefeito de Arraial do Cabo, Wanderson Cardoso de Brito; da diretora interina do Museu de Arte Religiosa e Tradicional de Cabo Frio, Sônia Maria Gaudereto Duarte; do Presidente do Conselho Regional de Odontologia do Rio de Janeiro, Dr. Afonso Rocha; e da Presidente e Vice-Presidente do Congresso, Caroline Ganss e Sônia Groisman.
Durante a solenidade, os congressistas e convidados tiveram a oportunidade de ouvir a apresentação do Coral Cantavento Ferlagos, sob a regência do maestro Ruy Capdeville, que encantou a todos com duas apresentações de música brasileira.
Pela primeira vez o Congresso Europeu de Cariologia acontece na América Latina e nesta edição reúne cerca de 350 pessoas, entre congressistas e comissão organizadora que já estão em Cabo Frio desde o dia 26 de junho.
Segundo Sônia Groisman, vice-presidente do Congresso, a relevância da pesquisa brasileira na prevenção da cárie - o que o país vem demonstrando e publicando, inclusive no exterior - influenciou para a escolha do Brasil.
- A opção por Cabo Frio para sediar o evento deve-se à beleza natural da cidade, com praias maravilhosas e por sua riqueza em monumentos históricos do período da colonização, o que encanta o europeu e agrega valor ao Congresso – afirmou Groisman.
O 59º Congresso Europeu de Cariologia é um importante evento científico de pesquisa clínica em odontologia, com aplicabilidades voltadas para a clínica. Durante cinco dias, os congressistas têm a oportunidade de compartilhar experiências com colegas e importantes professores de todo o mundo, como Estados Unidos, Canadá, Japão, China, Irã, Índia, Tailândia, Noruega, dentre muitos outros, além da participação de profissionais brasileiros.
Dados do Ministério da Saúde mostram que no Brasil bebês de 18 a 36 meses têm, em média, um dente cariado. Na região sudeste do país a ocorrência de cárie é de 31 a 39%, enquanto no nordeste pode atingir 97%. Esta situação pode ser prevenida com cuidados odontológicos voltados à mãe e filho.
Este e outros temas estão sendo apresentados neste que é o maior Congresso internacional de pesquisa em Cariologia. Dentre outros aspectos, também estão sendo apresentados estudos de causas, formas de tratamento e possibilidades de prevenção da cárie dental e fatores correlatos.
O evento está sendo realizado com o apoio do Conselho Regional de Odontologia do Rio de Janeiro, da Faculdade de Odontologia/UFRJ e da Prefeitura de Cabo Frio, por meio da Secretaria de Turismo, visando disponibilizar ao cirurgião-dentista conhecimento das pesquisas clínicas e científicas para sua atuação diária, assim como subsidiar novas pesquisas, acontecendo logo após o Congresso IADR no Rio de Janeiro 2012, tendo o inglês como língua oficial.
Nenhum comentário:
Postar um comentário