sexta-feira, 4 de maio de 2012

Buzianos questionam construção próxima à área preservada de mangue





Fonte: http://in360.globo.com/rj/noticias.php?id=25945


Um condomínio construído próximo a uma área preservada de mangue tem sido motivo de polêmica em Búzios. A população e ativistas ambientais temem que o empreendimento prejudique a conservação da região. A prefeitura  diz que tudo está conforme manda a lei e  autorizou tocar a obra prometendo não prejudicar a natureza.

O empreendimento é alvo da indignação dos moradores, mais de 355 mil m² onde poderão ser construídas 221 casas. Mas tem gente preocupada com os possíveis impactos ambientais. O Mangue de Pedra fica bem perto, um lugar que a prefeitura quer transformar em unidade de conservação. As placas na entrada indicam que as vendas já começaram. 

Da beira do mangue dá para ver que parte da vegetação já foi destruída. O impasse com relação a esse empreendimento é antigo, desde 2004 os moradores questionam se a obra é legal ou não.

Para a prefeitura, o projeto está correto, já que a obra possui todas as licenças. Segundo o secretário de planejamento, Ruy Borba Filho, a vegetação destruída não é importante. O Ministério Público Estadual, por meio da Promotoria de Meio Ambiente, apura se as licenças foram concedidas de forma correta. Os moradores queriam que a obra fosse paralisada até o fim da investigação.

A equipe do RJ INTER TV ligou para o Inea para saber se cabe ao estado alguma fase do licenciamento da área. A assessoria de comunicação informou, por e-mail, que técnicos avaliaram o local e concluíram que cabia à prefeitura liberar as licenças para a obra. Mesmo assim, o instituto  fez algumas recomendações, segundo o Inea, todas cumpridas. O responsável pelo empreendimento esclareceu que o projeto existe desde 2003. Disse que possui as licenças necessárias e pretende garantir a ocupação ordenada, respeitando o ecossistema da região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário