terça-feira, 3 de abril de 2012

Rede de 15 km é apreendida pela Guarda Marítima Ambiental de Arraial do Cabo




Operação aconteceu neste domingo (01) e foi em conjunta com a Guarda Municipal e a AREMAC

 Mais uma mega operação contra a rede de três malhas aconteceu em Arraial do Cabo. As equipes da Guarda Marítima, Guarda Municipal e AREMAC trabalharam em conjunto durante seis horas, neste domingo (01). A apreensão começou às 05h, quando um barco de Rio das Ostras foi flagrado no primeiro marco entre Figueira e Pernambuca.
            O trabalho só foi terminar por volta das 14h, quando a rede ilegal, de aproximadamente 15 km, chegou à Marina dos Pescadores, na Praia dos Anjos.
O chefe da Guarda Marítima, Raimundo Rocha, explica que além da apreensão da rede de três malhas, foram apreendidas 10 garatéias. O dono do barco foi atuado e, em caso de reincidência, a embarcação será apreendida.
- No barco estavam mais três tripulantes, e um total de 1.050 kg de peixe. Porém, nem todos os peixes estavam próprios para consumo – informa Raimundo, acrescentando ainda que, 460 kg do pescado foram doados para a população do Morro da Cabocla e o restante distribuído na própria Marina dos Pescadores.
O chefe da operação da Guarda Marítima, Idemar Segreto Augusto, o trabalho teve total apoio da Guarda Municipal e da AREMAC, o que ajudou bastante na operação contra a rede de três malhas.
- Dividimos as equipes e deu tudo certo. Uma parte saiu da Marina dos Pescadores, na Praia dos Anjos, e a outra por Figueira. Foi uma operação demorada, mais de seis horas, por conta da rede ser muito grande. Foi uma mega operação, e quem comemora são os pescadores, que ficam aliviados – disse Idemar.
A pesca da rede de três malhas é considerada ilegal em Arraial do Cabo, porque prejudica a pesca artesanal. A rede de três malhas é batizada como “feiticeira”. Ela é transparente e qualquer coisa que bate nela agarra, prejudicando assim, a proliferação das espécies. Pescadores da cidade sempre reclamaram deste tipo de pesca.
A divisão da Guarda Marítima Ambiental foi criada em janeiro deste ano e é composta por 20 agentes que fiscalizam toda a área da Reserva Extrativista de Arraial do Cabo e é uma antiga reivindicação da comunidade pesqueira. Auxiliados por lancha e Jet ski, os agentes oferecem mais seguranças aos pescadores artesanais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário