quarta-feira, 25 de abril de 2012

Prefeitura de São Pedro da Aldeia inaugura Procon




“É uma das melhores instalações de Procons que eu já visitei no Estado do Rio de Janeiro”. Essas foram as palavras do presidente do Procon Estadual e ex-deputado, José Bonifácio Novellino, para se referir ao Procon implantado em São Pedro da Aldeia na última quinta-feira (19). A inauguração também contou com a participação do Prefeito Carlindo Filho, do vice-prefeito, Marquinho da Trecus, do presidente da OAB municipal, Júlio César Pereira, do procurador-geral, Rafael Rodrigues e demais membros do Poder Público e sociedade civil. O Procon vai funcionar das 9h às 17h, de segunda a sexta-feira, na Rua Hermógenes Freire da Costa, nº 136, em frente ao Fórum. A capacidade de atendimento é de cerca de 50 pessoas por dia. O órgão atua em todo Brasil em defesa do consumidor, orientando-o em suas reclamações, informando-o sobre seus direitos e fiscalizando as relações de consumo.
De acordo com o Prefeito Carlindo Filho, a instalação do Procon em São
Pedro da Aldeia é uma grande conquista para o município. “Nós nos sentimos honrados e satisfeitos em entregar ao cidadão aldeense esse canal de apoio e defesa às suas necessidades como consumidor. A inauguração dessa instituição é mais um passo importante na direção da dignidade, da legalidade e da cidadania plena. Gostaria de agradecer ao presidente do Procon Rio, José Bonifácio, pelo incentivo e apoio nesta iniciativa e por ser um grande parceiro da nossa cidade. E, também, ao Poder Legislativo municipal, aos secretários e à procuradoria-geral que têm trabalhado de comum acordo com o Executivo para tornar isso possível”, declarou.
O presidente do Procon Estadual, José Bonifácio Novellino, também comentou sobre a importância da implantação do órgão na cidade. “É um ganho muito grande para o cidadão que, uma vez lesado em seu direito de consumidor, passa a ter uma porta aberta para receber orientação, tirar dúvidas, fazer reclamações e denúncias. Eu tive a honra de ser escolhido para ser o primeiro presidente dessa autarquia no Rio e vir, pela primeira vez, a um município do interior como presidente para inaugurar um Procon municipal. E estou muito feliz por ser São Pedro da Aldeia. O Prefeito Carlindo Filho e sua equipe estão de parabéns pela iniciativa. Nós do Procon/RJ estaremos sempre à disposição do município para o que precisar”, finalizou.
O ex-deputado fez questão de destacar que, dentre os 25 municípios do Estado com Procons instalados e em funcionamento, o de São Pedro da Aldeia figura entre os que possuem as melhores acomodações. “Aqui é uma das melhores instalações de Procons por onde passei no Estado. E isso graças ao esforço de toda a equipe. Eu vi a determinação desse pessoal quando foram ao Rio para o treinamento. Percebi o quanto eles estão vibrando em poder trabalhar nessa instituição. Vi a eficiência e a competência desses funcionários e sei que a direção do Procon municipal está em boas mãos”, disse.
Novellino ainda ressaltou que a finalidade do órgão não é penalizar o empresário. “Precisamos deixar claro que o Procon não é uma instituição contra o empresário. Pelo contrário, o Código de Defesa do Consumidor procura a conciliação. É claro que o consumidor acaba sendo a parte mais frágil na relação de consumo. Normalmente, ele não tem todas as informações que, às vezes, um empresário de porte médio tem. Por isso, o cidadão vai ao Procon para esclarecer suas dúvidas e obter uma resolução rápida e eficiente para seu problema. E aí está a nossa imensa responsabilidade em atender bem esse cidadão fragilizado. Nosso dever é assegurar a credibilidade e a respeitabilidade do órgão”, salientou.
O presidente informou que, após 15 dias de funcionamento, os atendentes municipais contarão com o acompanhamento de funcionários do Procon/RJ. “Conforme combinado, a nossa equipe voltará para realizar um acompanhando de perto, esclarecendo dúvidas que ainda possam existir. Estamos trabalhando em cooperação para que o Procon de São Pedro da Aldeia se torne um modelo para os outros municípios da região”, completou.
O órgão ficará sob a coordenação da advogada e economista, Sandra Figueiredo, acompanhamento constante de três advogados e quatro funcionários para o atendimento inicial. Vale destacar que o Procon de São Pedro da Aldeia também será cadastrado no SINDEC (Sistema Nacional de Defesa do Consumidor). No ato de abertura do processo administrativo, o consumidor deve estar munido de documentos pessoais (identidade e CPF) e de cópias de comprovantes da relação de consumo, como notas fiscais, tíquetes, contratos, recibos, entre outros.  
Na ocasião também marcaram presença a secretária de governo, Rosires Picarelli, o secretário de Meio Ambiente, Luciano Pinto, a controladora-geral do município, Ana Paula Oliveira dos Santos, a diretora e o coordenador de Desenvolvimento Econômico, Ivonete Santos e Gilson Pessoa Brandão, a coordenadora de Cultura, Dulce Ramos, o presidente do COMESPA, Jardel Martins, o presidente da Federação da Associação de Moradores, Emerson Aguiar, os vereadores Francisquinho, Guga de Mica e Rogerinho, entre outras autoridades municipais.

Fotos: César Valente

Nenhum comentário:

Postar um comentário