Fonte: http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2012/03/inea-identifica-mancha-de-oleo-20-quilometros-de-marica-no-rj.html
Técnicos do Serviço de Operações de Emergência (Sopea) do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), com apoio do Grupamento Aéreo-Marítimo da Polícia Militar (GAM), localizaram na manhã deste sábado (31) uma mancha de óleo a 20 quilômetros da praia de Ponta Negra, em Maricá, na Região Metropolitana do Rio. Com cerca de dois quilômetros de extensão e um metro de largura, o Inea estima que tenham sido derramados no mar 1.600 litros de óleo.
A presidente do Inea, Marilene Ramos, pediu à Petrobras equipamentos especiais para contenção ou dispersão da mancha, para evitar que o óleo atinja as praias. Com apoio da Capitania dos Portos, o Inea vai fazer a coleta de material para tentar identificar a origem do óleo. A hipótese mais provável, segundo o Inea, é que o óleo tenha vazado de alguma embarcação, já que a mancha está localizada numa rota de navegação.
A denúncia sobre a mancha foi feita por pescadores da colônia Z4, de Cabo Frio, na Região dos Lagos, na tarde de sexta-feira (30). O Inea vai monitorar o trajeto da mancha.
Nesta sábado (31), duas equipes do INEA fazem um sobrevoo em Arraial do Cabo para confirmar o surgimento de uma mancha escura que teria aparecido no mar a cerca de 22 Km da costa. A Colônia de Pescadores de Cabo Frio disse que a informação foi passada pelo rádio de uma embarcação que estava em alto mar na tarde desta sexta (30) e logo que soube da suspeita, comunicou às autoridades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário