Cesar Valente
Os avanços na área de saúde em São Pedro da Aldeia não param. O processo de informatização da saúde já está ativo. Na Policlínica do centro, cinco computadores já estão com o sistema Conexall instalado e em pleno funcionamento, efetuando as marcações de consultas e cadastramento dos usuários. Tudo em, no máximo, cinco minutos e sem que o paciente precise enfrentar longas filas de espera. Agora, agilidade é a palavra de ordem. Para realizar a marcação, é necessário dispor do Cartão Nacional de Saúde, exigido pelo Ministério da Saúde, ou o Cartão do SUS, que pode ser feito na hora, através do sistema. A marcação informatizada é realizada na Policlínica, que funciona das 7h às 17h, de segunda à sexta-feira.
Após a marcação, o paciente já recebe a consulta impressa, contendo data, horário, especialidade e o médico. Além disso, as informações sobre a consulta agendada também são fornecidas via SMS no celular. Vale lembrar que cada usuário pode marcar, no máximo, três consultas futuras. No caso de primeira consulta, é necessário que o paciente apresente o encaminhamento do seu médico. Se for revisão, basta levar o cartão do SUS. A disponibilidade de vagas varia de acordo com a demanda das unidades de saúde de cada bairro e com o percentual de vagas de seus médicos. As consultas podem ser agendadas na Policlínica do centro ou no posto de saúde mais próximo.

De acordo com Júlio César Carneiro, engenheiro de sistemas e responsável pelo Conexall, os agentes de saúde de cada posto contam com apoio recorrente. “A nossa sede fica no prédio da Secretaria de Saúde, onde o servidor está instalado. De lá, nós auxiliamos os agentes via comunicação on-line e monitoramento remoto, através das câmeras instaladas nos postos. Tudo para garantir agilidade e qualidade no atendimento à população”, disse. É válido lembrar que os treinamentos para os agentes de saúde do município continuam na Policlínica do centro.
Uma ótima notícia, pois acreditamos que a saúde no Brasil sofre de um grande problema, a falta de unificação da informação, mas para que seja uma realidade é primordial que o núcleo de saúde básico esteja no mínimo informatizados.
ResponderExcluir