quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Educação de Cabo Frio promove abertura da Jornada Pedagógica 2012





Na manhã desta terça-feira, dia 28 de fevereiro, a Secretaria de Educação de Cabo Frio  iniciou a Jornada Pedagógica 2012 com o tema: “Educação: articulando saberes em busca de uma nova sociedade”, no Tamoyo Esporte Clube.

A Secretária da pasta, Laura Barreto, deu as boas-vindas aos, aproximadamente, 700 profissionais da educação presentes: professores, multiplicadores tecnológicos, dinamizadores das salas de leitura, diretores, dirigentes de turno, supervisores escolares, orientadores educacionais e inspetores escolares:

- Agradecemos a presença de todos. Agradecemos a Deus por esse ano que se iniciou, desejando saúde e paz. Estamos felizes porque podemos participar desse momento de reflexão. Que possamos aproveitar essa manhã – disse ela.

As palestras destinadas aos profissionais da Educação Infantil e do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental abordaram questões sobre a educação na atualidade. A professora Lina Faria discorreu sobre o tema “O Perfil do Educador do Séc. XXI e a Escola Nossa de Cada Dia”, destacando a relação escola-sociedade, a mediação entre a teoria e a prática em sala de aula, a escola como espaço plural e democrático de todos e de cada um, a superação da lógica social e excludente.


O professor Jair Passos mediou o tema “Maestria na arte de educar: essência do processo educacional”. A palestra se apresentou como um resgate e atualização da identidade do professor, ao mesmo tempo em que o coloca em movimento dentro dos avanços tecnológicos da atualidade. Dentro da Maestria Pessoal, que é a ampliação da capacidade pessoal, destacou: o domínio de si mesmo, a motivação, o domínio de comunicação e do relacionamento intra e interpessoal. As mesmas palestras continuam durante a tarde para os profissionais que atuam no 2º turno das unidades escolares.

Nesta quarta-feira, dia 29 de fevereiro, a programação contará novamente com a presença do palestrante Jair Passos  e também do professor, licenciado em Física, Mestre em Didática das Ciências e Especialista em Avaliação Institucional, Vasco Moretto, que discorrerá sobre o tema: “Como o aluno aprende? Fundamentos epistemológicos de uma perspectiva com foco no conhecimento como construção individual mediada pelo social”.

São esperados para esse dia os professores do 4º ao 9º ano de escolaridade do Ensino Fundamental e Ensino Médio, multiplicadores tecnológicos, os dinamizadores das salas de leitura, diretores, dirigentes de turno e técnicos que atuam nesses segmentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário