sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Artigo de Renato Silveira: “Janistas” e “alairistas”




Desde que foram inventados, os blogs tornaram-se uma espécie de mídia alternativa, muito mais um foco de opinião do que de notícias (embora alguns tentem se especializar nesse setor, caso da Renata Cristiane, onde além da Folha, esse artigo é publicado). Em Cabo Frio, a coisa não aconteceu de forma diferente e o sucesso do momento são os chamados “blogueiros políticos”, aqui, divididos entre “janistas” (apoiadores do prefeitável Jânio Mendes) e “alairistas” (apoiadores do também prefeitável Alair Correa), ambos supostamente candidatos de oposição ao governo atual, comandado pelo prefeito Marquinho Mendes.

Não há blogueiros governistas, nem de apoio ao candidato oficial Alfredo Gonçalves, que recentemente lançou um blog próprio (Alair também tem o seu e Jânio divulga suas ações em um site). Realmente é mais complicado escrever a favor. A maior diversão dos “janistas” e alairistas” é acusar um ao outro de ter ligações com o governo, mas esconde-las em uma fachada de oposição.

As recentes declarações de Marquinho Mendes avisando que Alair é favorito e que sem união (de Jânio e Alfredo, principalmente), não será possível vencer a eleição, fez a alegria dos “alairistas”. Para eles, ali estaria a prova mais contundente da aliança do deputado estadual com o governo. Só faltou combinar quem desistiria em favor de quem e ambos afirmam não abrirem mão da candidatura.

Os blogueiros “janistas” insistem em falar sobre um acordo feito na surdina entre Alair e Marquinho, onde ambos se comprometeriam a não ir fundo demais na briga a ponto de causar problemas digamos, mais complicados. Falaram também em “dieta zero” referindo-se a um período onde o ex-prefeito teria sido deixado de lado em uma suposta partilha , dando a entender que há algo mais do que acordo entre eles.

Que Marquinho e Alair eram parceiros, todo mundo sabe. Um era vice do outro, participaram de diversas campanhas e só brigaram porque o ex-prefeito quis voltar antes da hora combinada (embora ele insista em dizer ao contrário). Mas Marquinho também já foi do PDT e próximo de Jânio, José Bonifácio e cia e hoje, oficialmente, não pertence a nenhum dos dois grupos, tendo criado o próprio.

É divertido acompanhar a briga entre os seguidores de Jânio e Alair. Aliás, os que defendem o deputado são mais claros e deixam escancarada a preferência. No caso do ex-prefeito, nem todos tem essa coragem e, por isso, disfarçam-se de independentes, mas  quem sabe ler nas entrelinhas, percebe ali uma nítida torcida pelo seu retorno.

Acredito pouco no efeito eleitoral desses blogs. Primeiro, porque os ataques aos adversários são sistemáticos, chatos e repetitivos. E a imensa maioria dos leitores ou já é “janista” ou “alairista”, ou seja, tem opinião formada. Os votos não são revertidos e muito menos os indecisos são conquistados. Aliás, se alguém que não decidiu em quem votar ler esses blogs e acreditar no conteúdo, certamente anulará o voto. O que não é meu caso. Embora por dever de ofício leia quase todos, voto em São Pedro da Aldeia e estou livre de ter de fazer essa escolha aqui.

3 comentários:

  1. O que me deixa triste ao ler o seu artigo é constatar que a política, não somente em Cabo Frio, mas em todo o país, continua girando em torno de projetos pessoais de candidatos que se anunciam como os "salvadores da pátria"...Não existe nenhum comprometimento ideológico coletivo com a construção de políticas públicas que possam atender às verdadeiras necessidades da população...Os acordos são projetados simplesmente para aumentar as chances eleitorais ou 'eleitoreiras' para se chegar ao poder...E o pior é que uma grande camada da população se alia com esses políticos profissionais; ou por não querer participar da política ou até mesmo para obtenção de vantagens pessoais...triste democracia brasileira...Prof. Luiz Américo Figueiredo

    ResponderExcluir
  2. Pena que eu não possa dizer o mesmo.
    Sou OBRIGADO (E Viva a DEMOCRACIA Brasileira!) a passar por essa “provação”.
    Mas já fiz a minha escolha. O escolhido foi: NULO
    Veja se eu vou perder o meu tempo com esses mesmos personagens de filme de “suspense”.

    Renata Silveira, você vota em São Pedro da Aldeia? Duvido que você não tenha duvidas na escolha. Se você reparar bem no cenário de SAMPE, a sua duvida também é bastante cruel.
    Então, tá rindo de quê?

    ResponderExcluir
  3. Minha leitura é diferente.Creio que a movimentação no processo externada pela rede podem sim ter relevância para alguém mudar.O decisivo, é que tudo muda na vida.Pode também formar opinião do indeciso.Eu mesmo ainda estou e tenho vários amigos,vários, que acompanham blogs na mesma situação.E um pouco de briga é necessário, pois na emoção algo mais cabeludo sempre aparece.
    Para finalizar , Marquinho com Quem e Quem com Marquinho faz parte do cinema.

    ResponderExcluir