Curso gratuito disponibilizado pela Prefeitura de Arraial do Cabo, em parceria com a Marinha do Brasil, forma 35 aquaviários
ARRAIAL DO CABO (RJ) - Investir cada vez mais no futuro dos jovens cabistas. Esse foi o maior objetivo da Prefeitura de Arraial do Cabo, quando fez a parceria com a Marinha do Brasil, através da Capitania dos Portos. É que por meio desse apoio, o município teve uma grande conquista, e disponibilizou para população o curso gratuito de Moço de Convés.
O resultado dessa grande conquista, foi a formação dos 35 aquaviários, na manhã desta terça-feira (20). O evento aconteceu no Centro Cultural Manoel Camargo, e contou com a presença do Prefeito de Arraial do Cabo, Wanderson Cardoso de Brito, o Andinho.
- É um momento de orgulho. Buscar parcerias para o crescimento da nossa cidade, o meu foco sempre será esse. O futuro pertence a esses jovens que hoje, graças a Deus, estão com seus certificados nas mãos, dando o primeiro passo para suas carreiras. Tenho certeza, que depois dessa grande conquista, o ano 2012 vai ser um ano abençoado e de muitas conquistas para todos vocês – disse o prefeito.
O curso teve mais de 200 inscritos, através de um rigoroso processo seletivo composto por prova escrita e teste físico. Foram selecionados 70 candidatos para duas turmas. A primeira turma, agora já formada, iniciou em setembro, com 35 alunos. Já a outra está prevista para começar em janeiro.
As famílias, que viram seus filhos receber seus certificados, ficaram cheias de orgulho. Prova disso, foi a felicidade da Maria Nazareth Barreto, em saber que seu filho de 24 anos, Paulo Arthur Barreto, passou por várias provas e testes e hoje está com seu certificado de Moço de Convés e sua Caderneta de Inscrição e Registro nas mãos.
- Meu filho passou em 4º lugar na prova escrita, isso é um orgulho para mim. Agradeço a Deus e também ao Prefeito da cidade por dar, para minha família, essa oportunidade. Não gastei nada e o futuro do meu filho está garantido. É um passo enorme que meu filho conquistou com muito estudo e força de vontade. Estou muito feliz por eles e por toda a população de Arraial do Cabo – disse Maria Nazareth, emocionada.
O início de carreira como Moço de Convés envolve atividades como pintura, manutenção, atracação/desatracação, bem como auxiliar o prático na entrada e saída de embarcações em baías e portos. O profissional é também responsável pela navegação, estiva e a manobra geral do navio, dependendo de suas características. Ao progredir na carreira, o Moço de Convés passa de forma sucessiva a Marinheiro de Convés, Contra-Mestre e Mestre de Cabotagem. Um dos alunos formados e cheios de expectativa em relação a tudo que aprendeu é o jovem cabista Phelipe Gustavo Barreto, da Praia dos Anjos.
- Em apenas três meses, com muito e esforço, consegui meu certificado de Moço de Convés. Agora, que o tenho em mãos estou pronto para seguir minha carreira. Parabéns a todos os meus amigos que hoje são Moços de Convés, e a Prefeitura por nos dar essa oportunidade de crescer e ficar devidamente preparado para entrar no mercado de trabalho. Desejo boa sorte para todos que vão cursar o próximo curso em janeiro. Que todos tenham muita dedicação e força de vontade, pois no final vale muito a pena – concluiu Phelipe Gustavo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário