A cidade de Arraial do Cabo já se prepara para a possível chegada do óleo. O petróleo vaza há 16 dias no campo do Frade.
Uma informação divulgada na última terça-feira (22) pelo secretário Estadual do Ambiente, Carlos Minc, preocupa os municípios do litoral fluminense. Há uma grossa camada de óleo em forma de piche no fundo do mar. E esse produto pode chegar às praias dos estados do Rio, Espírito Santo e São Paulo. Arraial do Cabo já se prepara com a possível chegada do óleo.
No Porto do Forno barreiras de contenção são colocadas ao redor dos navios atracados. Caso haja vazamento de óleo de alguma embarcação, um quilômetro e meio de bóias impedem que o resíduo se espalhe. Essas bóias e outros equipamentos podem ser usados para conter o petróleo que há 16 dias vaza do Campo de Frade, na bacia de Campos.
A secretaria municipal do Ambiente de Arraial do Cabo afirma que está monitorando a chegada do óleo. Segundo a última avaliação feita pela ANP e Ibama, a mancha está com dois quilômetros quadrados, bem menor do que na semana passada, quando chegou a ter 12 quilômetros quadrados. Dos 28 pontos de vazamento somente um ainda apresenta um pequeno fluxo de óleo, cada vez mais fraco.
Explicações
E ainda na última terça (22) a Câmara de Vereadores de Macaé aprovou uma proposta de audiência pública. O legislativo vai convidar representantes da Agência Nacional do Petróleo, Ibama, Chevron, sindicato dos petroleiros, deputados e senadores para que sejam dadas explicações sobre o vazamento e sobre os riscos de todo o óleo no mar. O presidente da câmara, Paulo Antunes, destacou que a discussão é fundamental no momento em que se discute a questão da divisão dos royalties do petróleo.
E nesta quarta (23) o presidente da Chevron vai ao Congresso Nacional para dar explicações sobre o acidente. Está marcada para às 14h uma reunião da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento
Sustentável com presença confirmada do presidente da Chevron e do Ibama, do corrdenador de segurança operacional da ANP e de um representante da Marinha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário