Por Diogo Reis
Sessenta dias de transformação. Desde o dia 12 de dezembro de 2012, tanto a população quanto a tropa da Polícia Militar da Região dos Lagos perceberam uma radical diferença. Uma produtividade nunca antes vista do 25º BPM, que atende a sete municípios, o batalhão passou registrar os maiores índices a respeito de combate à criminalidade – apreensões e prisões (Veja os índices). Junto com o resultado, um discurso igualmente inovador: motivação da tropa. Completando 60 dias nesta quarta-feira (12) à frente do 25º BPM, o tenente-coronel Ruy França, em entrevista exclusiva ao Blog Repórter Renata Cristiane, não se cansa de pregar o resgate da autoestima de seus agentes e oferecer melhores condições de trabalho para, enfim, devolver a paz que sempre foi marca da região, tal como as belezas naturais.

E cheio de razão. O Blog, que acompanha diariamente o trabalho da Polícia Militar, tem visto isso de perto – os praças da Polícia Militar, não raro, rasgam elogios ao comandante. E não é só o incentivo ao agente, mas também arrumar a casa. Há algumas semanas, a sede do 25º BPM, que fica na Rua Antônio de Oliveira Gama, no Jardim Caiçara, tem recebido reparos.
![]() |
Parceria com a prefeitura leva mutirão para manutenção do 25º BPM |
"Procuro estar presente em todas as reuniões de conselhos comunitários de segurança, para trazer as pessoas para dentro do batalhão. E tem dado certo. Meu telefone não para de tocar, as denúncias cresceram e assim o policial consegue trabalhar mais", ressalta.
![]() |
França dialogando com suspeitos durante operação na Boca do Mato |

Essa conjuntura que eclodiu no aumento da produtividade policial é a esperança de tempos de paz para o coronel. Ele acredita que apreendendo drogas e retirando armas de circulação, a população possa sentir, em breve, redução dos pequenos crimes. Justamente aqueles que fomentam a sensação de insegurança.
"Enfraquecendo a criminalidade, acredito que a população vai se sentir mais segura ao andar nas ruas. Isso só é possível devolvendo a autoestima do policial e recuperando a imagem desgastada da corporação com a sociedade", reforçou.
![]() |
Desempenho de França chamou atenção do coronel Dias, comandante da região Leste Metropolitana e a Baixadas Litorâneas |
![]() |
Muitas operações têm sido realizadas em conjunto com Polícia Civil |
Antes de depois da pintura:
![]() |
Mérito da tropa motivada pelo novo comandante. Pena terem deslocado a companhia do Jardim Esperança para Unamar. Menos viaturas circulando no grande JE e mais tempo no deslocamento até Unamar, descobrindo setores por mais tempo.
ResponderExcluir