segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Cavalgada da Independência reúne 800 cavaleiros e amazonas em São Pedro



A Cavalgada da Independência reuniu cerca de 800 cavaleiros e amazonas nesta 21ª edição, em São Pedro da Aldeia. Como acontece tradicionalmente, no dia 7 de setembro, a cavalgada teve início no Centro da Cidade e seguiu em direção ao bairro da Cruz, na zona rural. Na concentração, que esse ano aconteceu na RJ 140, o prefeito Claudio Chumbinho, o vice Iédio Rosa, o vereador Chiquinho da dona Chica e o secretário de Agricultura, Abastecimento, Trabalho e Renda Dimas Tadeu fizeram o hasteamento das bandeiras nacional, estadual e municipal, ao som do hino nacional. 

Ao alcançarem a rodovia, cavaleiros e amazonas foram saudados por moradores e turistas, que aplaudiam das sacadas dos apartamentos e dos carros que aguardavam a passagem dos participantes. Na medida em que a cavalgada se desenvolvia, outros cavaleiros e amazonas se juntavam ao grupo, tornando o evento ainda mais bonito. Um trio elétrico com músicas sertanejas seguia na frente abrindo caminho e anunciando o evento. Muitas pessoas de diversos bairros foram de bicicleta, ou de carro engrossando as fileiras da cavalgada.

A maioria das pessoas já participa da festa há mais de 15 anos, mas muitas ainda se emocionam. É o caso de Marcio Alves que desde o primeiro ano não perdeu uma edição. “A emoção é muito grande. Eu fico contando os dias para chegar logo”, disse o cavaleiro. Mas esse ano Marcio não foi sozinho, o filho Mateus de 5 anos fez questão de acompanhá-lo, na própria montaria. Minutos antes de começar a cavalgada, Mateus era um misto de felicidade e ansiedade. “Até hoje eu só ia de carro, mas agora só irei a cavalo. Eu estou gostando demais”, disse o menino.

Muitos “cavaleiros de primeira viagem” foram atraídos para o evento e no que depender da maioria, esta será apenas a primeira vez de muitas, como afirma o estreante Leonardo Dias. “Nunca mais deixarei de vir. Por mim isso aqui não acabará jamais”, disse o jovem.

Mas quem pensou que cavalgada fosse coisa só para homens, enganou-se: as amazonas se apresentaram para o “serviço” e fizeram bonito. Esbanjando beleza, elas fizeram todo o trajeto com elegância e emprestaram charme ao evento. A veterinária Ada Wermelinger participou pela primeira vez. O tio Guto, que já participa há muitos anos convidou-a e ela, apaixonada por cavalos, aceitou o desafio. “Aproveitei para fazer algo diferente com a família e estamos nos divertindo muito”, disse Ada, que além do noivo levou também os primos.

Depois de uma hora cavalgando, o destino chegou; foi o momento de retribuir aos animais: os donos dos bichos aproveitaram para recompensá-los: eles beberam água fresquinha,  tomaram banho e receberam todos os cuidados necessários para deixá-los descansados.

No final da cavalgada o secretário de Agricultura, Abastecimento, Trabalho e Renda, Dimas Tadeu comemorou. “Foi um sucesso. Tudo transcorreu sem nenhum imprevisto. As pessoas estão se divertindo muito e é isso o que importa”, disse o secretário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário